São Paulo perde para o Ituano, e Dorival fica em xeque

Jogador errou cobrança aos 50 minutos do segundo tempo

©  Rubens Chiri / saopaulofc.net

Esporte Paulista 22/02/18 POR Folhapress

O técnico Dorival Júnior terá dias difíceis à frente do comando técnico do São Paulo. O time fez outra partida sofrível nesta quarta (21) e perdeu a segunda consecutiva no Paulista. O algoz da equipe tricolor foi o Ituano, que venceu por 2 a 1, em Itu.

PUB

A derrota foi um resultado justo para um time que não criou e, dessa vez, não soube se defender. Contra o Santos, na derrota por 1 a 0 na última rodada, o São Paulo dominou todo o primeiro tempo, mas não mostrou poder de reação ao sofrer um gol logo no início da segunda etapa.

Diante do Ituano, um time teoricamente mais fraco, a equipe de Dorival foi dominada no primeiro tempo e levou o primeiro gol de um atacante que não balançava as redes desde setembro de 2017. 

Aos 22 minutos do primeiro tempo, a defesa abriu um buraco em frente à área e permitiu que Ronaldo tocasse na saída de Sidão para marcar.

Com isso a pressão, que já era grande após a última rodada, tanto da torcida quanto de conselheiros, pode levar a diretoria a reconsiderar a permanência do treinador.

Há críticas sobre a dificuldade de Dorival em montar um time eficiente. A equipe tem o pior ataque entre os grandes, com sete gols, e perdeu o posto de melhor defesa ao ser vazada duas vezes em Itu.

A derrota para o Ituano, em jogo adiado da sétima rodada, é a quarta no Paulista. A sucessão de resultados ruins deixa a classificação do Grupo B em aberto. O São Paulo estacionou nos mesmos dez pontos da Ponte Preta e só está na primeira colocação por ter uma vitória a mais.

Em terceiro lugar está o Santo André, com oito pontos, seguido pelo São Caetano, com sete. Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final.

O próximo jogo do São Paulo no Estadual será no domingo (25), no Morumbi, contra a Ferroviária -time que briga contra o rebaixamento. Será a chance de Dorival amenizar a insatisfação da torcida, que voltou a reclamar de seu trabalho nesta quarta.

No clássico com o Santos, a torcida tricolor se irritou com a morosidade do time e xingou o técnico de "burro". As vaias voltaram a se repetir nesta quarta.

Dorival bem que tentou mexer na formação tática para dar dinamismo ao ataque tricolor. O isolamento de Diego Souza no comando do ataque e a lentidão de um setor que ainda conta com Cueva e Nenê foram determinantes para o treinador abandonar o 4-2-3-1 em favor do tradicional 4-4-2.

O São Paulo começou o jogo com Cueva mais próximo da área, escalado como atacante. No meio-campo, Hudson ganhou a vaga de Petros para ampliar o poder de marcação e dar maior tranquilidade para o setor ofensivo criar jogadas e finalizar a gol.

Na prática, as mudanças foram desastrosas. Diego Souza foi o jogador que menos ficou com a bola no primeiro tempo. Nenê deu 11 passes, número que foi superior só aos de Sidão e Marcos Guilherme. Ainda por cima, o meia foi o que mais errou passes, com cinco falhas.

Resultado: Diego Souza e Nenê saíram no intervalo para a entrada de Tréllez e Valdívia. Com seis minutos, Reinaldo recebeu de Valdívia pela esquerda e cruzou para Cueva, jogador mais participativo do time, empatar o jogo.

O São Paulo de fato melhorou ofensivamente sem os medalhões em campo, mas a defesa não lembrou em nada a equipe que antes da rodada passada tinha sido vazada só quatro vezes no ano. 

Militão e Rodrigo Caio deixaram Cueva, de 1,69 m, encarregado da marcação de Alison, de 1,86 m. Sem dificuldades, o zagueiro cabeceou fora do alcance de Sidão.

Aos 50 minutos, o árbitro marcou pênalti em cima de Tréllez. Cueva foi para a cobrança, mas Vagner praticou a defesa e garantiu a vitória do Ituano. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 11 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 7 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 15 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 15 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 8 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 15 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'