Moradores de comunidades passam por cadastramento do Exército

Eles só podem deixar a região após passarem pelo cadastramento das Forças Armadas. Várias filas foram montadas em diversas saídas das comunidades.

© REUTERS / Pilar Olivares

Brasil intervenção 23/02/18 POR Folhapress

Moradores de três comunidades da zona oeste do Rio estão sendo fotografados individualmente por militares do Exército durante operação nesta sexta (23) em três comunidades da zona oeste da capital.Eles só podem deixar a região após passarem pelo cadastramento das Forças Armadas. Várias filas foram montadas em diversas saídas das comunidades.

PUB

+Febre amarela já matou 38 pessoas no Rio de Janeiro em 2018

A foto e o RG dos moradores são enviados por um aplicativo para um setor de inteligência do Exército, que avalia se o identificado tem anotação criminal. Desde a madrugada desta sexta (23), 3.200 militares realizam uma operação na Vila Kennedy, Coreia e Vila Aliança.Pelo menos duas pessoas foram presas.

Nesta quinta (22), o presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, anunciou os integrantes de uma comissão que acompanhará o trabalho dos militares no Rio. Na solenidade, ele disse que a OAB não aceita "a ideia de criminalizar a pobreza dessa cidade" e cobrou que a intervenção "montada às pressas precisa ter conteúdo". 

O decreto assinado pelo presidente Michel Temer no dia 16 nomeou o general Walter Souza Braga Netto como interventor federal no Estado até dezembro. Na próxima semana, o militar vai anunciar os comandantes das polícias do Rio. A operação tenta prender suspeitos de matarem na terça (20) o sargento do Exército Bruno Albuquerque Cazuca durante um arrastão em Campo Grande.

Na quarta (21), o subcomandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Keneddy foi morto em Jacarepaguá. A operação também conta com agentes das polícias Civil e Militar, que estão entrando nas três comunidades.

O Exército é responsável pelo cerco e desobstrução de vias da região. A operação é acompanhada pela cúpula do Exército no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Nesta semana, o Exército realizou operações em diversas comunidades da capital e de municípios da região metropolitana do Rio. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

mundo Tenerife Há 22 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

mundo Guerra Há 18 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil justa causa Há 6 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

fama BELO-CANTOR Há 4 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

justica São Paulo Há 6 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

fama Relacionamentos Há 22 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 21 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

lifestyle Signos Há 4 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'