Alianças estaduais emperram plano do PSB de lançar Barbosa ao Planalto

Presidente nacional do partido mantém convite feito ao ex-ministro do Supremo, que tem até abril para se filiar à legenda

© Ueslei Marcelino / Reuters

Política Eleições 23/02/18 POR Notícias Ao Minuto

As articulações estaduais estão prejudicando uma possível candidatura do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa à presidência da República pelo PSB.

PUB

Ainda no ano passado, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, se reuniu com Barbosa e o convidou a se filiar ao partido, com o objetivo de disputar o Planalto. Ele ficou de dar uma resposta, no início deste ano, o que ainda não foi feito.

Questionado pelo O Globo, nessa quinta-feira (22), se o convite a Barbosa continuava de pé, Siqueira foi lacônico. "Não se deve retirar um convite que foi feito", disse ele. O prazo para que isto ocorra termina no dia 7 de abril.

O líder do partido na Câmara dos Deputados, Júlio Delgado, um dos maiores defensores do nome do ex-ministro para o Planalto, também se encontrou com ele, em janeiro último, e chegou a dizer que faria um manifesto a favor da sua candidatura, mas até agora não conseguiu viabilizar o documento.

+ Temer: 'Não há possibilidade de eu ser candidato à presidência'

"Se o PSB continuar com essa postura de não dar sequência ao convite que foi feito, defendo que ele (Barbosa) escolha um outro partido. E eu vou apoiá-lo onde estiver", afirmou.

O impasse se dá porque, nos Estados, não há consenso em torno do apoio a Joaquim Barbosa. Em São Paulo, por exemplo, o vice-governador Marcio França, que assumirá o lugar de Geraldo Alckmin e deve concorrer à reeleição, já se comprometeu com o tucano, independentemente do que decidir a executiva nacional da legenda.

Em Pernambuco, onde o PSB sofre um racha desde a morte de Eduardo Campos, a viúva do ex-governador sinaliza apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela, inclusive, esteve na sede do instituto do petista, acompanhada do atual governador do Estado, Paulo Câmara, em mais um sinal de aliança. A ideia é que o PSB de Pernambuco apoie Lula e, em contrapartida, o PT não lance candidato ao governo local.

Segundo um deputado da legenda, diante da resistência interna à construção da candidatura, a sensação, hoje, é de que o projeto afundou. "Foi feito um convite para jantar sem passar o endereço", diz o interlocutor.

De longe, o ex-ministro segue com a sua tática de "jogar parado". Procurado, Barbosa informou que não iria se manifestar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 21 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 18 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 18 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 21 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 21 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 18 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 21 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 19 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 18 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 21 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano