Eleições na Tunísia: 57 mil candidatos; metade são mulheres

Só o partido presidencial, Nidaa Tounès, e o partido islamita Ennahdha foram capazes de apresentar listas para todas as autarquias

© Reuters

Mundo Municipais 23/02/18 POR Notícias Ao Minuto

Para os 350 municípios foram apresentadas 2.173 listas, das quais "177 listas de coligações, 1.009 de partidos e 897 independentes", indicou a Instância Superior Independente das Eleições (ISIE), durante uma conferência de imprensa dada hoje, um dia depois do fim do prazo de apresentação de candidaturas nas eleições municipais da Tunísia.

PUB

Só o partido presidencial, Nidaa Tounès, e o partido islamita Ennahdha foram capazes de apresentar listas para todas as autarquias, com os outros partidos a candidatarem-se no máximo a um terço dos municípios.

O Ennahdha abriu em muito as suas listas a personalidades independentes, que representam cerca de metade dos candidatos. Este partido islamita apresenta mesmo um tunisino de fé judaica, Simon Slama, na lista candidata em Monastir, cidade costeira no centro--este do país muito disputada.

A lei prevê que as listas devem ser paritárias, com uma alternância entre homens e mulheres em cada lista, mas também na primeira posição das listas de cada partido ou coligação.

Quase todas as listas respeitam esta condição, indicou a ISIE, que sublinhou que seriam decididas sanções, que poderiam ir até à exclusão do ato eleitoral, contra as que não respeitassem esta dupla paridade, horizontal e vertical.

"Se o cabeça de lista for um homem que não quer sair (para obter esta paridade horizontal), há um grande risco de essa lista ser excluída", avisou Nabil Baffoun, que integra a ISIE.

Os partidos e as coligações têm até 01 de março para corrigir as suas listas, para ficarem de acordo com a lei.

A maioria dos candidatos (29.660, correspondentes a 52%) tem menos de 36 anos. A lei prevê também quotas por idade.

Esperadas desde há anos, as eleições municipais devem enraizar o processo democrático ao nível local, com os seus milhares de eleitos.

Na turbulência que se seguiu á queda do regime de Ben Ali, as municipalidades foram dissolvidas e substituídas por equipas provisórias, cuja gestão é por vezes problemática.

A campanha para as eleições autárquicas desenrola-se entre 14 de abril e 04 de maio, quando o Código das Autarquias Locais, que deve definir as competências das autarquias, ainda está a ser discutido no parlamento.

O escrutínio, que vai ver os dois partidos da coligação governamental, Ennhadha e Nidaa Tounès, rivais eleitorais outra vez, deve ser seguido em 2019 por eleições legislativas e presidenciais.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Redes Sociais Há 22 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Mundo EUA Há 9 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

Mundo EUA Há 9 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

Mundo EUA Há 17 Horas

Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

Mundo EUA Há 6 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

Mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro de passageiro do Titanic é leiloado por valor recorde

Mundo ORIENTE-MÉDIO Há 4 Horas

Guerra Israel-Hamas complica relações entre países na região

Mundo PEDRO-SÁNCHEZ Há 2 Horas

Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa

Mundo Botsuana Há 1 Hora

Dezenas de hipopótamos presos na lama devido à seca em Botsuana