Possível saída da Embraco da Itália causa crise na Europa

Empresa está de mudança para a Eslováquia

© Foto ilustrativa (iStock)

Mundo Notícias 24/02/18 POR Notícias Ao Minuto

A ideia da empresa brasileira Embraco, subsidiária da multinacional norte-americana Whirlpool, de transferir sua fábrica em Riva presso Chieri, no noroeste da Itália, para a Eslováquia tem causado polêmica na Europa.

PUB

Com o desemprego atingindo 11% dos italianos, a demissão de 497 funcionários da empresa de compressores fez com que o ministro do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda, recorresse à Comissão Europeia para a Competição com o objetivo de tentar impedir a mudança.

+ Noite sangrenta no Afeganistão: mais de 20 mortos em ataques suicidas

"Estamos trabalhando em dois níveis, um é a re-industrialização, mantendo a mesma produção ou diversificação, que no futuro imediato atenderá aos potenciais investidores", explicou Calenda.

Segundo o ministro, a transferência da empresa brasileira deve-se ao fato que os subsídios da União Europeia (UE) a economias menores, como a da Eslováquia, fazem com que elas tenham custos operacionais mais baixos. No entanto, o governo eslovaco se defendeu afirmando que a decisão da Embraco, de fato, foi "puramente industrial", já que o país é conhecido por sua "força de trabalho altamente qualificada e sua produtividade" "A Eslováquia não forneceu nenhum auxílio à Embraco para realocar a produção e todos os apoios concedidos, até o momento, estão de acordo com as regras europeias", explicou o ministro eslovaco da Economia, Peter Ziga. Segundo ele, a Comissão Europeia pediu um detalhamento sobre a mudança da Embraco. E o governo da Eslováquia, por sua vez, afirmou que irá fornecer toda a documentação necessária.

"Responderemos à carta da Comissão Europeia com documentação comprovativa de que não fornecemos nenhuma ajuda direta ou indireta à decisão da Embraco de mudar sua produção", informou uma fonte do governo à ANSA.

Mesmo assim, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, fez duras críticas à Eslováquia. "Esta é uma concorrência desleal, esta não é a Europa que queremos", porque "os fundos europeus não podem ser usados para promover a deslocalização".

Para Tajani, o caso das demissões da Embraco é "inaceitável e mostra por que razão a Europa precisa mudar rapidamente".

A empresa brasileira produz compressores para refrigeradores das marcas da Whirlpool e, há 10 anos, empregava mais de mil pessoas. A demissão em massa causou diversos protestos dos funcionários, inclusive, alguns se acorrentaram nos portões da companhia. No início do mês, até o papa Francisco incentivou os trabalhadores a "continuarem a lutar pela defesa de seus postos de emprego". (ANSA).

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 12 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 12 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 12 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 12 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento