Famílias atingidas por vazamento de mineradora recebem água potável

Prefeito de Barcarena também determinou plantões médicos especiais nas unidades de saúde da região afetada

© Mácio Ferreira/Agência Pará

Brasil Barcarena - PA 24/02/18 POR Notícias Ao Minuto

As famílias atingidas pelo vazamento de resíduos tóxicos de um depósito da mineradora Hydro Alunorte, no Pará, começaram a receber água potável na noite dessa sexta-feira (23).

PUB

O governo do Pará havia determinado que a mineradora fornecesse água potável para os moradores das comunidades afetadas pelo vazamento, que ocorreu em Barcarena, na região metropolitana de Belém, no último fim de semana.

Segundo a prefeitura de Barcarena, uma ação conjunta do governo municipal com o estadual, a empresa mineradora e o Ministério da Integração Nacional “avançou nas medidas de proteção às vítimas”.

Ontem, o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, visitou moradores da comunidade Bom Futuro, a mais afetada pelo vazamento de rejeitos. Acompanhado do ministro da Integração, Helder Barbalho, Vilaça percorreu a trilha por onde teria ocorrido a enxurrada do líquido contaminado.

+ Ibama investiga origem da contaminação de fábrica de alumina no Pará

O prefeito determinou plantões médicos especiais nas unidades de saúde do Jardim Cabano e de Vila Nova para atender à demanda da comunidade que se sentir prejudicada pelo acidente.

Segundo a prefeitura, neste sábado (24) equipes da Secretaria de Assistência Social do município vão continuar o levantamento das famílias que foram diretamente atingidas pelo acidente e identificar a real necessidade de cada uma delas.

Laudo

Ontem, o Instituto Evandro Chagas divulgou laudo atestando que resíduos tóxicos vazaram de um depósito da empresa, afetando o meio ambiente e prejudicando moradores das três comunidades. No laudo, o instituto recomendou o fornecimento de água para a população afetada, alegando que o vazamento pode ter comprometido o lençol freático – o que ainda não foi possível averiguar devido ao alagamento do terreno em função das fortes chuvas. Ainda nessa sexta-feira (23), a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público estadual também recomendou a distribuição de água potável aos moradores afetados.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - que chegou a divulgar nota garantindo que “as inspeções técnicas realizadas em conjunto com outros órgãos [tinham confirmado] que não houve rompimento e nem transbordamento da chamada lama vermelha do depósito da Hydro AluNorte” - notificou a empresa a apresentar informações sobre o índice pluviométrico [quantidade de chuvas] registrado na área onde estão armazenados os resíduos e um laudo analítico do rio próximo.

Em nota em que menciona a “suspeita” do Instituto Evandro Chagas de que a água utilizada para consumo pelos moradores das comunidades afetadas está contaminada, a Hydro AluNorte reafirma que as pesquisas técnicas feitas por diferentes autoridades de vigilância confirmaram que não houve vazamento ou ruptura dos depósitos de resíduos –, contrariando a conclusão do instituto.

A empresa informou que apoiará a população fornecendo água potável para as comunidades de Vila Nova e Bom Futuro. “A Hydro também colabora com as mesmas comunidades a fim de encontrar soluções para o acesso permanente à água potável”, informa a empresa, acrescentando que ainda vai analisar o laudo do Instituto Evandro Chagas.

O vazamento dos dejetos tóxicos foi denunciado por moradores de Barcarena, que notaram a alteração na cor da água de igarapés e de um rio.

Em função das denúncias, o Ministério Público do Estado do Pará instaurou dois inquéritos, um pela Promotoria de Justiça de Barcarena, que vai apurar o suposto vazamento de rejeitos na Hydro Alunorte e seus impactos ao meio ambiente; e outro pela promotora Eliane Moreira, da 1ª Região Agrária, que vai apurar os possíveis impactos socioambientais do suposto vazamento, especialmente os que podem ter afetado comunidades rurais e ribeirinhas. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 19 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 17 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 17 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 18 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens