Foo Fighters leva sua escola do rock ao Maracanã

Vocalista e guitarrista Dave Grohl mostrou que continua sendo um excelente professor no show de domingo (25)

© Reuters

Cultura Show 26/02/18 POR Folhapress

Quem já assistiu a um show do Foo Fighters sabe: ele equivale a toda uma educação em rock n' roll - do ensino fundamental à graduação. Na noite deste domingo (25), no Maracanã, o vocalista e guitarrista Dave Grohl mostrou que continua sendo um excelente professor.

PUB

Acompanhado de sua trupe -Chris Shiflett (guitarra), Rami Jaffee (teclados), Taylor Hawkins (bateria), Pat Smear (guitarra) e Nate Mendel (baixo)- Grohl entrou em cena pontualmente (21h30) e já fazendo barulho, tanto com a guitarra quanto com seus gritos.

+ Mark Hamill, eterno Luke Skywalker, vai ter estrela na Calçada da Fama

"Are you fucking ready? É bom vê-los, Rio. Já faz muito tempo. Será uma longa noite", saudou o astro, prenunciando as duas horas e meia de música que viriam pela frente.

"Run", a canção que abriu o show, mostra bem como o FF se tornou um gigante do rock de estádio: uma introdução e um refrão facilmente cantaroláveis, em ritmo cadenciado, seguido de estrofes em que a melodia dispara como se corresse por sua vida, trazendo consigo a plateia.

Na sequência, dois dos maiores sucessos da banda - "All my Life" e "Learn to Fly"- acenderam de vez os 30 mil presentes, público que ficou longe de encher o estádio (Phil Collins, três dias antes, levou 42 mil pessoas ao mesmo Maracanã, também sem conseguir lotá-lo).

Interativo como de hábito, Grohl passou todo o show conversando com seus fãs. "Vocês gostam de rock n' roll? Vocês amam o rock n' roll? Eu amo o rock n' roll. Nós vamos dar um pouco de rock n' roll para vocês nessa noite", e papos nessa linha.

Outro hábito do criador do Foo Fighters é o de estender as canções (como "The Pretender" e "Rope") para dar espaço aos músicos (ele incluso) para brincar. Há ainda truques como a elevação da plataforma sobre a qual está Taylor Hawkins, para que o baterista possa solar à vista de todo o estádio e cantar "Sunday Rain".

Mestre de cerimônias experiente, o guitarrista sabe como fazer a plateia participar. "Sabem do que eu gosto? Quando vocês cantam junto", avisa, antes de cantar, sozinho na guitarra (a banda entraria depois), a balada "My Hero", acompanhado pelo coro dos fãs.

O expediente seria repetido em outra balada, "Times like These".Grohl também explora à exaustão a tática de criar expectativa, pausando as canções antes de entrar nas partes mais explosivas e conhecidas da plateia -por exemplo, em "Walk" e no hit "Breakout".

Como bom professor, Grohl sabe honrar seus mestres, apresentando-os a seus alunos: na noite deste domingo, tiveram vez Alice Cooper ("Under my Wheels", com o guitarrista Chris Shiflett nos vocais), Ramones ("Blitzkrieg Bop"), AC/DC ("Let There Be Rock") e Queen - com um trecho de "Another One Bites the Dust" para introduzir o baixista Nate Mendel e o baterista Hawkins comandando o coro da plateia e levando-a a cantar "Love of my Life", antes de trocar lugar com o chefe para cantar "Under Pressure", dividindo os vocais com Grohl, que assumiu a bateria.Uma longa versão da melosa (mas muito popular) "Best of You" fechou a primeira parte da apresentação.

No bis, mais uma volta ao passado, com o primeiro hit do FF ("This Is a Call", do álbum de estreia, de 1995) e "Everlong", sucesso do segundo álbum (1997), entremeadas pela cover do AC/DC. Com informções da Folhapress.

REPERTÓRIO FOO FIGHTERS

"Run"

"All my Life""Learn to Fly"

"The Pretender"

"The Sky is a Neighborhood"

"Rope"

"Sunday Rain"

"My Hero"

"These Days"

"Walk"

"Breakout"

"Make it Right"

"Under my Wheels"

"Another One Bites the Dust / Blitzkrieg Bop"

"Under Pressure"

"Monkey Wrench"

"Times like These"

"Best of You"

BIS

"This Is a Call"

"Let There Be Rock"

"Everlong" 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

mundo Guangzhou Há 9 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo