Concessão do Ibirapuera terá 'combo' com cinco parques da periferia

Anúncio do prefeito de São Paulo ocorre nesta terça-feira

© Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Brasil Privatização 26/02/18 POR Folhapress

O primeiro lote de parques municipais a ser concedido para a iniciativa privada pela gestão João Doria (PSDB) contará com o parque Ibirapuera e outros cinco localizados em regiões periféricas.

PUB

Nesta terça-feira (27), o prefeito anunciará os nomes dos parques que farão parte do primeiro "combo" de parques a passar para o controle de uma empresa privada. Entre eles estarão o parque Lajeado, em Guaianases, na zona leste; e o parque dos Eucaliptos, na Vila Sônia, na zona oeste. Os demais parques deverão ser de outras regiões do município.

+ Detentos foram mortos por criarem nova facção no Rio Grande do Norte

Ao montar o "combo", a prefeitura tenta fazer com que a iniciativa privada arque com a reforma e a manutenção de parques considerados menos atraentes pelo mercado. A empresa vencedora da licitação, então, teria a oportunidade de explorar o Ibirapuera, parque considerado o mais rentável de todos na cidade.

O Lajeado tem aproximadamente 36 mil m² e é relativamente novo: foi inaugurado em 2010. Já o Eucaliptos foi criado em 1995 e tem cerca de 15 mil m². Ambos são parques com instalações modestas, que, segundo as intenções da prefeitura, devem ser modernizadas pelo novo gestor.

No caso do Ibirapuera, a empresa vencedora (que a prefeitura espera que seja definida ainda no primeiro semestre) ficará com a renda proveniente de restaurantes e bares, de estacionamento, do patrocínio de shows ao ar livre e do aluguel de bicicletas. A Oca, o Auditório Ibirapuera, o Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário e o Pavilhão das Culturas Brasileiras também poderão gerar receitas para a empresa vencedora.

Com cerca de 10,6 mil m² de área construída, o edifício da Oca poderá, por exemplo, receber eventos corporativos e exposições artísticas. O Auditório passará para as mãos da concessionária apenas em 2020, após o término do acordo de gestão com o Instituto Itaú Cultural.

Segundo estudo preliminar publicado no site da prefeitura, o Ibirapuera necessita de obras que somam ao menos R$ 22 milhões, o que inclui a reforma da marquise e do viveiro, entre outros problemas citados. Mas o valor exigido em investimentos deverá ser bem maior.

Inaugurado em agosto de 1954, o Ibirapuera tem uma área total de 1,58 milhão de metros quadrados e possui 163 espécies de animais listados. Cerca de 238 mil pessoas moram no entorno do Ibirapuera, considerando um anel de dois quilômetros.

A programação da Prefeitura de São Paulo prevê a privatização de todos os 107 parques existentes na cidade e também do Parque Campo de Marte, que ainda será criado após acordo com a União.

PRIVATIZAÇÕES

Ao lado da publicação do edital da concessão do mercado de Santo Amaro, o lançamento do "combo" de parques inaugura temporada na qual a gestão Doria prevê passar diversos equipamentos para a iniciativa privada. 

O programa de privatizações é peça central da agenda do tucano, que pode disputar as eleições deste ano. A tendência é que ele tente ser candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB -para isso, Doria terá de deixar o cargo até o início de abril.

A gestão trabalha com o final de junho como prazo para que o "combo" de parques,  o estádio do Pacaembu e os demais mercados estejam sob comando de empresas.

O pregão para escolha do assessor financeiro que realizará a venda do Anhembi e da SPTuris acontecerá em 28 de fevereiro.

A privatização do autódromo de Interlagos, de terminais de ônibus e do Bilhete Único devem avançar só no segundo semestre. A concessão dos cemitérios e do serviço funerário foi barrada por questionamentos do Tribunal de Contas do Município em setembro de 2017 e seu cronograma se tornou uma incógnita. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave