Onda de frio siberiano deixa pelo menos dez mortos na Europa

Na França, três pessoas sem-abrigo foram encontradas mortas no domingo (25)

© DR

Mundo França 27/02/18 POR Lusa

A onda de frio siberiano que atinge o continente europeu deve acentuar-se nesta terça-feira (27), depois de ter causado pelo menos dez mortos nos últimos três dias. Na França, três pessoas sem-abrigo foram encontradas mortas no domingo (25) em Valence (sudeste) e um outro, na sexta-feira (23), na região parisiense.

PUB

As temperaturas glaciais, agravadas por um vento de nordeste, devem alcançar nesta terça-feira 10 graus negativos (com uma sensação térmica de 18 graus negativos).

+ Mulheres são exploradas sexualmente em troca de ajuda humanitária

Nesta terça (27) e quarta-feira (28) devem ser os dias mais frios na França, onde não se registravam estas temperaturas desde 2005.

Em Bruxelas, Bélgica, com temperaturas entre -10ºC e -15ºC, foi ordenada a detenção administrativa de pessoas que não vão voluntariamente para os abrigos, uma medida já aplicada a dez sem-abrigo.

Na capital italiana, Roma, uma fina camada de neve cobriu as ruas, obrigando ao encerramento de escolas. Na região de Veneza, Dolina Campoluzzo, situada a uma altitude de 1.768 metros, registrou-se na noite de domingo (25) uma temperatura de 40 graus negativos, devido a um microclima.

Na Alemanha, no topo do Zugspitze (2.962 metros), a montanha mais alta daquele país, os termômetros desceram na noite de domingo (25) até aos -27ºC. Em Berlim, onde perto de 3.000 pessoas vivem nas ruas, os refúgios correm o risco de ficar sobrelotados. As temperaturas baixaram para os 23 graus negativos em Tamsweg, perto de Salzburgo (oeste). O rio Danúbio está congelado em algumas partes.

Nas Canárias, na ilha de Tenerife, oito turistas alemãs tiveram de passar a noite de domingo (25) em uma gruta devido à chuva e vento fortes, antes de terem sido socorridos por via marítima. Novecentos outros turistas foram forçados a passar a noite nos hotéis, por causa dos desvios dos voos.

Em Sófia, capital da Bulgária, a temperatura mínima é de sete graus negativos e os serviços meteorológicos emitiram alerta laranja (o segundo mais grave) para duas regiões do sul, próximas da Grécia. O tráfego no aeroporto da capital está a sofrer perturbações.

Na Romênia, um homem de 65 anos foi encontrado morto no exterior da sua casa. A circulação de vários comboios foi interrompida por causa da neve e escolas por todo o país devem permanecer fechadas.

Outro acontecimento raro foi verificado na costa do Adriático, onde nevou. Na segunda-feira (26), a capital da Croácia, Zagreb, os termômetros chegaram aos dez graus abaixo de zero.

A onda de frio, dominada "O Urso da Sibéria", deve culminar na quinta-feira (29) com uma temperatura sentida de 17 graus negativos, segundo o Instituto Meteorológico.

A neve está a atingir o leste de Inglaterra e os serviços meteorológicos emitiram alertas até quarta-feira (28), inclusive. Esta semana deverá ser a "mais fria" dos últimos anos.

Em Estocolmo, as temperaturas rondam os cinco graus negativos e chegam aos -20ºC em Östersund, um destino de esqui. Na Suécia, a neve perturbou o tráfego no aeroporto de Arlanda, na capital, na segunda-feira (26), e os comboios ficaram bloqueados no oeste.

Quatro pessoas morreram desde sexta-feira /23), elevando a 48 o número de mortos causados pelo frio desde novembro. Três pessoas morreram nos últimos três dias, segundo a agência Baltic News Service, com sede na Estónia.

Na Rússia, registraram-se temperaturas "anormalmente frias" no centro do país e em Moscou, oscilando entre os -14ºC e os -24ºC, esperando-se um "pico de frio".

Em Portugal, os serviços meteorológicos emitiram avisos laranja para três distritos -- Bragança, Vila Real e Guarda -- devido à queda de neve acima dos 400/600 metros. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

justica São Paulo Há 23 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 23 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 23 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama AYRTON-SENNA Há 19 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Guaíba chega a 4,96 metros e atinge o maior nível de sua história

fama MADONNA-AMORES Há 18 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows