Novo presidente do BC dos EUA sinaliza aumento gradual de juros

Jerome Powell fez primeiro discurso como dirigente do Fed nesta terça-feira

© Joshua Roberts / Reuters

Economia Fed 27/02/18 POR Folhapress

Em seu primeiro depoimento ao Congresso, o novo presidente do Fed (o banco central americano), Jerome Powell, afirmou nesta terça (27) que irá continuar a aumentar gradualmente a taxa de juros dos Estados Unidos, a fim de manter a economia estável.

PUB

"Aumentos graduais irão promover a melhor obtenção de nossos objetivos [estabilidade de preços e máxima empregabilidade]", declarou. Atualmente, a taxa de juros dos EUA está entre 1,25% e 1,5%.

A declaração de Powell demonstra a continuidade da política monetária de sua antecessora, Janet Yellen: no ano passado, o Fed aumentou os juros por três vezes consecutivas.

"Nossa estratégia atual parece estar funcionando bem", afirmou.

+ Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2018

Durante a audiência com os deputados, Powell expôs a existência de alguns fatores-chave no atual cenário econômico do país, que podem ter efeitos inflacionários. 

Entre eles, estão uma política fiscal mais expansiva, a elevação da renda média do americano, novos investimentos privados e uma maior demanda por exportações dos EUA.

A previsão do Fed, segundo expôs o presidente, é que a inflação americana cresça levemente ao longo do ano e se aproxime dos 2% nos próximos doze meses. Em 2017, a taxa foi de 1,7%. 

O objetivo do órgão, portanto, é estabilizar a inflação em 2%, a fim de garantir o crescimento sustentável da economia.

Apesar disso, Powell destacou que considera o cenário econômico dos EUA "sólido" e "forte". Ele fez referência à taxa de desemprego no país, que caiu para 4,1% no último ano, e destacou o desempenho do PIB, que cresceu próximo dos 3% no final de 2017.

DESEQUILÍBRIOS

Powell se demonstrou otimista com a economia americana, a despeito de uma recente queda na Bolsa de Valores do país, que agitou investidores.

Para ele, é preciso estar alerta a sinais de desequilíbrio no mercado financeiro, mas ele afirmou não se preocupar com riscos sistêmicos neste momento.

Advogado de inclinação republicana, o novo presidente do Fed se desviou de perguntas sobre o desemprego entre negros, o recente corte de impostos pelo presidente Donald Trump e a desigualdade de pagamento entre homens e mulheres.

Pressionado por deputados democratas a se manifestar sobre esses temas, Powell afirmava que o Fed "não tem ferramentas" para atuar nessas áreas, e afirmou que a responsabilidade cabe ao Congresso ou ao governo.

O advogado também defendeu uma regulação menos pesada para pequenos negócios financeiros, e disse que o objetivo do Fed é promover a prosperidade entre todas as camadas da população. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 12 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 14 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 14 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 10 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

mundo Viral Há 13 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Kim Kardashian Há 10 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Austrália Há 13 Horas

Piloto pousa avião sem trem de pouso em Newcastle, na Austrália; veja