Rio de Janeiro entra em estágio de atenção por causa da chuva

Há previsão de pancadas de chuva com rajadas de vento e raio nesta noite e na madrugada

© DR

Brasil alerta 27/02/18 POR Notícias Ao Minuto

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 19h20 de hoje (27) por causa de chuvas de “intensidade forte a muito forte” em algumas áreas da cidade, de acordo com o Centro de Operações (COR) da prefeitura. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e indica a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

PUB

O COR alertou que há previsão de pancadas de chuva moderada a forte nesta noite e na madrugada, podendo chegar a muito forte, acompanhada de rajadas de vento moderado a forte e raios.A Defesa Civil municipal acionou sirenes de duas comunidades de São Carlos e do Rato, no bairro do Estácio, na região central do Rio. Os moradores devem seguir até os pontos de apoio.

Logo após as 19h20, a prefeitura do Rio registrou chuva forte nos bairros do Jardim Botânico, com 12,6 milímetros (mm), Santa Teresa (9,6 mm), Recreio dos Bandeirantes (8,6 mm), Irajá (8,2 mm), Tijuca (8 mm), Rocinha (6,6 mm); e chuva fraca a moderada em outras regiões da cidade.

+ Espuma do Rio Tietê atinge dois metros de altura e invade rua em Salto

Recomendações

A prefeitura orienta a população a procurar um local seguro, evitar áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos, verificar se há sinais de rachaduras nas residências e se perceber trincas ou abalo na estrutura, acionar a Defesa Civil pelo número 199 e, neste caso, evitar ficar em casa. Se houver ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a orientação é não ficar próximo a árvores ou a áreas descampadas. A prefeitura recomenda também que a população coloque lixo nos pontos de coleta, uma vez que a água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias.

Para os moradores de áreas de risco, a orientação é ficar atentos aos alertas sonoros, porque o acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Nesta situação, as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199.

Se houver necessidade de socorro, podem ser acionados os telefones de emergência do Corpo de Bombeiros (193), da Defesa Civil (199) ou da Central de Atendimento da Prefeitura (1746). Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Portugal Há 8 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

justica CHUVA-RS Há 7 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

justica São José dos Campos Há 5 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

fama Fake News Há 2 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Inglaterra Há 8 Horas

Parasita detetado na água provoca infeção a 46 pessoas na Inglaterra

fama UTI Há 8 Horas

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

lifestyle Mistérios Há 9 Horas

Todos os mistérios que rodeiam o sombrio Triângulo das Bermudas

brasil ACIDENTE-SP Há 7 Horas

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

tech Celular Há 5 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama SÉRGIO-HONDJAKOFF Há 9 Horas

Sóbrio há 2 anos, Sergio Hondjakoff quer virar ativista pela recuperação de usuários de drogas