Pedidos de auxílio-desemprego caem à mínima desde 1969 nos EUA

Economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 225 mil

© Reuters

Economia recuo 01/03/18 POR Estadao Conteudo

Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos recuaram 10 mil na semana encerrada no dia 24 de fevereiro, para o número sazonalmente ajustado de 210 mil, informou nesta quinta-feira o Departamento do Trabalho. O número é ainda o mais baixo desde 6 de dezembro de 1969, em mais um sinal de saúde no mercado de trabalho do país. Economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 225 mil.

PUB

Os pedidos de auxílio-desemprego têm uma variabilidade implícita a cada semana, especialmente em épocas de feriados, quando os ajustes sazonais mostram-se difíceis. Os EUA celebraram na semana passada o Dia do Presidente. O Departamento do Trabalho informou ainda que os procedimentos para coleta de dados em Porto Rico e nas Ilhas Virgens, atingidos por um furacão, "ainda não retornaram ao normal".

A média móvel das últimas quatro semanas recuou na última semana 5 mil, para 220.500, em seu nível mais baixo desde 27 de dezembro de 1969.

+ Inflação pelo IPC-S cai em sete capitais

Os pedidos de auxílio-desemprego têm se mantido em patamar historicamente baixo há anos, um sinal da saúde no mercado de trabalho americano. Eles estão agora abaixo de 300 mil há 156 semanas seguidas, a sequência mais longa do tipo desde o período de 161 semanas encerrado em abril de 1970, quando a população e a força de trabalho eram bem menores do que a atual.

Os empregados têm continuado a gerar empregos e a taxa de desemprego em janeiro estava em 4,1%, em seu nível mais baixo desde dezembro de 2000. O crescimento econômico tem sido saudável em trimestres recentes, apoiado pela confiança do consumidor e a das empresas.

O número dos pedidos de auxílio-desemprego que passaram de uma semana aumentou 57 mil, a 1,931 milhão na semana encerrada em 17 de fevereiro. Esse dado sai com uma semana de atraso. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 16 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 14 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 13 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 17 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 14 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque Há 14 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 16 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 9 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)