Pílula anticoncepcional aumenta o risco de depressão?

Um novo estudo norte-americano diz não ter encontrado nenhuma ligação entre tomar contraceptivos e o desenvolvimento da doença

© Shutterstock

Lifestyle Saúde das Mulheres 02/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Um grupo de pesquisadores da Universidade Ohio State Wexner Medical Center analisou 26 estudos diferentes, incluindo cinco ensaios aleatórios controlados, que incidiam sobre o risco da probabilidade da depressão aumentar ou não devido a contraceptivos hormonais.

PUB

Os estudos anteriores analisaram o efeito de uma variedade de métodos de contracepção, incluindo a pílula, injeções e de implantes intrauterinos, como o DIU.

O médico e coordenador do projeto, Brett Worly, afirmou que apesar de ao longo dos anos ter sido propagado o mito de que vários métodos contraceptivos contribuiam para o aparecimento da depressão: "Estes 26 estudos de topo, realizados pelos melhores peritos na área, revelam que não há qualquer fundamento científico para essa conclusão".

Mesmo quando os peritos analisaram grupos de risco, como mulheres que já se encontravam deprimidas, antes de, por exemplo, tomarem a pílula, não encontraram qualquer prova que a depressão tivesse piorado com o medicamento. "Espero que estes dados tranquilizem as mulheres", acrescentou Worly.

Todavia, o médico e a sua equipe de cientistas alertam para a necessidade – apesar do projeto ser um dos mais extensos realizados até o momento – de mais pesquisas e análises. Para este estudo, os eles se focaram apenas em depressão clínica diagnosticada, e não levaram em conta outros fatores como sintomas depressivos e mudanças de humor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde mental 12/05/24

Você se considera hipocondríaco? Entenda o que é isso exatamente

Lifestyle Signos 12/05/24

Querem tudo para eles! Conheça os signos mais gananciosos do zodíaco

Lifestyle Exercícios 12/05/24

O tipo de ioga que combina com você, de acordo com o seu signo

Lifestyle Fibromialgia 12/05/24

Fibromialgia: os fatores de risco que levam a esta doença crônica