Petros e Previ apresentam chapa para conselho da BRF

Dois fundos pedem a saída de Abilio Diniz da presidência do conselho desde o prejuízo recorde, de R$ 1,1 bilhão

© Nacho Doce / Reuters

Economia DIREÇÃO 04/03/18 POR Folhapress

Os fundos de pensão Petros e Previ apresentaram neste sábado (3) a chapa com com 10 integrantes indicados para concorrerem ao Conselho de Administração da BRF. Os dois fundos pedem a saída de Abilio Diniz da presidência do conselho desde o prejuízo recorde, de R$ 1,1 bilhão, registrado em 2017.

PUB

A reunião do conselho foi convocada para esta segunda-feira (5) por Abilio. O empresário, que preside o conselho desde 2013, divulgou nota comentando o caso, lamentando o mau resultado e criticando Petros e Previ pela falta de diálogo na crise.

Petros e Previ indicaram Augusto Marques da Cruz Filho para a presidência do conselho e Francisco Petros para a vice-presidência. Completam o conselho: Guilherme Afonso Ferreira; Walter Malieni Jr.; José Luiz Osório; Roberto Antônio Mendes; Dan Ioschpe; Roberto Funari; Vasco Augusto Pinto da Fonseca Dias Júnior e o Luiz Fernando Furlan.

Mais de 40% dos acionistas da empresa já se alinharam contra o atual conselho. Petros, funde de pensão da Petrobras, e Previ, do Banco do Brasil, somam 22% das ações. Os acionistas minoritários da BRF no mercado brasileiro também já indicaram que vão apoiar a destituição de Abilio. Fundos estrangeiros, como o Aberdeen (5%), também estão com os fundos.

Os donos da Sadia, marca que se fundiu à Perdigão em 2009 para criar a BRF, têm uma participação de cerca de 8% e também se alinham aos fundos. Na chapa apresentada por Previ e Petros está mantido o nome o ex-ministro Luiz Fernando Furlan, que é herdeiro da família fundadora Sadia.

"Apresentamos um grupo experiente e com competências complementares, o qual deverá, com total independência, imprimir novos rumos e viabilizar a recuperação da BRF, superando os grandes desafios que a empresa precisa enfrentar", diz Daniel Lima, diretor de Investimentos da Petros.

Especialistas dão dicas sobre antecipação do Imposto de Renda

PROBLEMAS

A Operação Carne Fraca, que apurou irregularidades em frigoríficos, atingiu a BRF em abril. Um conselheiro politicamente importante, Aldemir Bendine (ex-presidente do BB e da Petrobras), deixou a posição e acabou sendo preso depois pela Operação Lava Jato. E a delação da JBS revelou que dois ex-conselheiros da empresa agiam como infiltrados da rival, visando a facilitar a venda da BRF. 

Além disso, houve problemas de gestão. O braço direito de Abilio teve de deixar uma vice-presidência por ter sido condenado por fraude em segunda instância, num caso sem relação com a BRF. E o então presidente da empresa, Pedro Faria, caiu, sendo substituído em dezembro por José Drummond.

Faria, oriundo do fundo Tarpon (7,26% da BRF), foi aliado de Abilio (3%) ao longo de seu mandato, quando a empresa teve valorização. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula