Ao se lançar candidato ao Planalto, Maia marcará afastamento de Temer

Expectativa é de que presidente da Câmara adote um discurso próprio e pregue renovação da política

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Política Articulação 06/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), começou a planejar viagens e reuniões pelo Brasil, com o propósito de se tornar mais conhecido. Ele lança sua pré-candidatura à presidência da República, nesta quinta-feira (8), durante a convenção do partido.

PUB

A agenda contempla até mesmo a cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba, cidade natal do seu pai, César Maia, ex-prefeito do Rio.

Além disso, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, Maia decidiu procurar empresários e outros partidos para dar sustentação à candidatura. As relações com o PP e com o Solidariedade, especialmente, já estão mais firmes.

O objetivo é fazer com que o presidente da Câmara decole nas pesquisa de intenção de voto, já que até agora só foi lembrado por 1% dos eleitores. Segundo aliados, o prazo para isso ocorrer é até maio, quando planejam que ele alcance pelo 7% da preferência da população.

+ 'Eu não roubei, filho da p*', diz Lula a apoiador nas redes sociais

Na quinta, a expectativa é de que, aconselhado por entusiastas de sua candidatura, Maia adote um discurso próprio, que pregue renovação da política. Deve defender as reformas, legado do governo de Michel Temer, e até mesmo fazer alguns elogios ao presidente, para não correr o risco de ser considerado oportunista, já que ganhou espaço durante o governo do emedebista.

Porém, o presidente da Câmara não quer se comprometer com a pauta exclusivamente econômica de Temer. O motivo é simples: manter independência em relação a um governo que tem baixíssimos índices de aprovação, e poder criticá-lo. A palavra de ordem será, portanto, afastamento da gestão atual.

O deputado deve basear a sua fala em três pontos: combate à violência, recuperação da economia e geração de empregos, e foco nas questões sociais. Sobre este último, uma das propostas a serem apresentadas por Maia é o seguro social familiar, que unifica o Bolsa Família e um conjunto de pequenos programas dispersos em diversas pastas.

“Existe um deserto conceitual no DEM e no PSDB sobre a questão social no Brasil. Rodrigo quer sair deste deserto”, explica Marcelo Garcia, ex-secretário de Cesar Maia na área e coordenador do programa de governo de Rodrigo em 2012, quando ele disputou a prefeitura da capital fluminense.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia