Oscar: os filmes brasileiros que já concorreram à indicação

Confira lista de longas nacionais que foram selecionados para a categoria de melhor filme estrangeiro

Oscar: os filmes brasileiros que concorreram a indicação em todas as edições

Confira os filmes brasileiros que já disputaram a vaga e saiba quais deles foram efetivamente indicados ao Oscar.

© BrunoPress

A Morte Comanda o Cangaço (1960)

Filme de Carlos Coimbra e Walter Guimarães Motta foi a escolha brasileira para tentar a vaga na cerimônia como melhor filme estrangeiro.

© Shutterstock

O Pagador de Promessas (1962)

Filme de Anselmo Duarte, baseado na obra de Dias Gomes, foi indicado na categoria “Melhor filme estrangeiro” e representou o Brasil na cerimônia.

© Shutterstock

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

Clássico de Glauber Rocha é marco do movimento Cinema Novo e tentou a vaga de representante brasileiro na cerimônia de 1965.

© BrunoPress

São Paulo Sociedade Anônima (1965)

Filme de Luís Sérgio Person foi o concorrente a vaga de melhor filme estrangeiro, mas não foi indicado.

© Shutterstock

O Caso dos Irmãos Naves (1967)

Outro filme de Luís Sérgio Person que concorreu a vaga, mas não foi indicado ao Oscar é "O Caso dos Irmãos Naves".

© Shutterstock

As Amorosas (1968)

Saga de jovem estudante universitário era enredo do filme que disputou vaga para o Oscar, mas não foi indicado.

© Shutterstock

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969)

Outro clássico de Glauber Rocha foi selecionado para concorrer vaga ao Oscar, mas não chegou lá.

© BrunoPress

Pecado Mortal (1970)

Segundo filme do diretor Miguel Faria Jr. foi sucesso de crítica, mas não conseguiu indicação ao Oscar.

© Shutterstock

Pra Quem Fica, Tchau! (1971)

Comédia brasileira foi indicada na disputa da vaga, mas não foi escolhida para cerimônia do Oscar.

© Shutterstock

Como Era Gostoso o Meu Francês (1971)

Filme de Nelson Pereira dos Santos foi o concorrente a vaga para a 45ª edição da cerimônia, mas não foi indicado.

© Shutterstock

A Faca e o Rio (1972)

Filme também faz parte da lista dos selecionados para representar o Brasil, mas que não foram indicados ao Oscar.

© Shutterstock

A Noite do Espantalho (1974)

Dirigido por Sérgio Ricardo, representante brasileiro perdeu na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro e não participou da cerimônia.

© Shutterstock

Amuleto de Ogum (1974)

Filme de Nelson Pereira dos Santos retratava religiosidade afro-brasileira e foi o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar, que acabou não se concretizando.

© Shutterstock

Xica da Silva (1976)

Dirigido por Cacá Dieguez, filme contou a história de icônica escrava que virou rainha, mas não conseguiu a indicação ao Oscar, embora tenha representado o Brasil na disputa pela vaga.

© Shutterstock

Tenda dos Milagres (1977)

Filme de Nelson Pereira dos Santos, adaptado da obra de Jorge Amado, representou o Brasil na disputa pela vaga, mas não conquistou indicação.

© Shutterstock

A Lira do Delírio (1978)

Drama dirigido por Walter Lima Júnior foi escolhido como representante brasileiro, mas não conseguiu indicação.

© Shutterstock

Bye Bye Brasil (1979)

Considerada por muitos uma das maiores obras do cinema brasileiro, disputou a vaga, mas não conseguiu indicação ao Oscar.

© Divulgação / Embrafilme

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)

Filme dirigido por Hector Babenco retratou mundo do crime e da violência, chegou a concorrer a vaga, mas foi desclassificado.

© BrunoPress

Memórias do Cárcere (1984)

Adaptação da obra de Graciliano Ramos, filme dirigido por Nelson Pereira dos Santos foi represente do Brasil na disputa pela vaga à indicação.

© Shutterstock

A Hora da Estrela (1985)

Adaptação do romance de Clarice Lispector foi a escolha do Brasil para concorrer a vaga ao Oscar, mas não foi indicado pela academia americana.

© Shutterstock

Um Trem Para as Estrelas (1987)

Filme que conta a saga de jovem saxofonista em busca da namorada concorreu, sem sucesso, a indicação ao Oscar.

© Shutterstock

Romance da Empregada (1988)

A dura rotina de uma empregada doméstica foi enredo desse filme que concorreu indicação ao Oscar, mas não foi escolhido.

© Shutterstock

Dias Melhores Virão (1989)

Filme que conta história de dubladora que sonha em ser estrela de Hollywood disputou a indicação ao Oscar, mas não ficou com a vaga.

© Shutterstock

A Grande Arte (1991)

Filme de suspense, baseado na obra de Rubem Fonseca, foi dirigido por Walter Salles e, apesar da tentativa, não foi indicado ao Oscar.

© Shutterstock

O Quatrilho (1995)

Filme dirigido por Fábio Barreto conquistou indicação para a 68ª edição do Oscar, mas não levou a estatueta de melhor filme estrangeiro, que ficou para “A excêntrica família de Antônia” da Holanda.

© BrunoPress

Tieta do Agreste (1996)

Um dos grandes filmes do cinema brasileiro, estrelado por Sonia Braga, não conseguiu indicação ao Oscar, apesar de ter concorrido à vaga.

© Getty Images

O Que é Isso Companheiro? (1997)

Dirigido por Bruno Barreto, obra que conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos conquistou indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas não levou a estatueta.

© BrunoPress

Central do Brasil (1998)

Co-produção entre Brasil e França foi indicado em duas categorias do Oscar: melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montenegro, mas não ganhou a estatueta em nenhuma das duas categorias.

© BrunoPress

Orfeu (1999)

Filme inspirado na mitologia grega conta história de amor em uma favela do Rio de Janeiro. Foi candidato à vaga no Oscar, mas não conseguiu indicação como melhor filme estrangeiro.

© Shutterstock

Eu, Tu, Eles (2000)

História de mulher que vivia com três "maridos" no sertão brasileiro concorreu a vaga no Oscar, mas não foi indicado. Filme foi dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Regina Casé.

© Shutterstock

Abril Despedaçado (2002)

Rodrigo Santoro está seguindo uma carreira internacional no cinema e, em 2002, estrelou Abril Despedaçado de Walter Salles. O filme concorreu à vaga, mas não foi indicado ao Oscar.

© BrunoPress

Carandiru (2003)

Filme dirigido por Hector Babenco e baseado no livro do Dr Drauzio Varella. Foi a escolha da academia brasileira para representar o país na disputa no Oscar, mas não foi indicado.

© BrunoPress

Olga (2004)

Atriz Camila Morgado é lembrada até hoje por ter dado vida à Olga Benário Prestes no filme dirigido por Jayme Monjardim. Filme representou o Brasil, mas não conquistou indicação ao Oscar.

© Divulgação / Globo Filmes

2 Filhos de Francisco (2005)

Contando a história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, filme de Breno Silveira concorreu a vaga, mas não foi indicado ao Oscar.

© BrunoPress

Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

Filme teve Peter Ketnath no elenco, foi escolhido para concorrer a vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar, mas não foi indicado pela academia americana.

© Getty Images

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Na disputa por vaga no Oscar, drama escrito e dirigido por Cao Hamburger, chegou a ser pré-indicado, mas não seguiu adiante.

© BrunoPress

Última Parada 174 (2008)

Dirigido por Bruno Barreto e estrelado por Michel Gomes, filme que contou história da tragédia em ônibus no Rio de Janeiro concorreu a vaga, mas não foi indicado ao Oscar.

© Getty Images

Salve Geral (2009)

Filme retrata dia em que São Paulo parou em função das ações da organização criminosa PCC. Foi escolhido para ser o representante brasileiro ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, mas não conquistou a indicação.

© Shutterstock

Lula, o Filho do Brasil (2009)

Inspirado na trajetória do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, filme foi representante brasileiro na corrida por uma indicação ao Oscar 2011, mas não venceu.

© Getty Images

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)

Estrelado por Wagner Moura, filme concorreu a vaga, mas não foi indicado como melhor filme estrangeiro.

© Shutterstock

O Palhaço (2011)

Dirigido e estrelado por Selton Mello, o filme foi a escolha brasileira para concorrer a vaga no Oscar, mas não alcançou indicação.

© Getty Images

O Som ao Redor (2012)

Ambientado no Recife, o filme conta a transformação na rotina causada pela presença de uma milícia. Escolhido como a indicação brasileira na competição do Oscar de melhor filme estrangeiro 2014, mas ficou de fora da cerimônia.

© Shutterstock

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Filme estrelado por Ghilherme Lobo contava história de um menino cego em busca de sua independência. Concorreu a vaga para disputa de melhor filme estrangeiro, mas não foi indicado.

© Getty Images

Que Horas Ela Volta? (2015)

Regina Casé deu vida a uma doméstica no filme que trata, com muita sensibilidade, a relação entre empregados e patrões. Escolhido como representante brasileiro, não conquistou indicação ao Oscar.

© Getty Images

Pequeno Segredo (2016)

Filme conta a história da família que se tornou a primeira tripulação brasileira a rodar o mundo em um veleiro, e que adotou uma neozelandesa, portadora do vírus HIV. Também competiu pela vaga sem alcançar indicação ao Oscar.

© Shutterstock

Bingo: O Rei das Manhãs (2017)

Filme estrelado por Vladimir Brichta conta a história de Arlindo Barreto, que interpretou o palhaço Bozo na televisão. Bingo foi a escolha do Brasil para concorrer a melhor filme estrangeiro na cerimônia deste ano, mas não foi indicado pela academia americana.

© Divulgação / Warner Bros.

E o oscar vai para...

E mesmo sem torcer pelo Brasil esse ano na disputa por um Oscar, fica aqui registrada nossa homenagem ao talento de tantos profissionais que se dedicam a fazer do nosso cinema cada vez melhor.

© Getty Images

Cultura Cinema 23/03/18 POR Notícias Ao Minuto


Todo ano a academia de cinema americano escolhe quais filmes produzidos no mundo inteiro vão concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

PUB

Cabe a cada país recomendar o que considera o melhor da safra para a disputa. Você sabe quais os filmes brasileiros já competiram por uma vaga? E os que já foram indicados, você se lembra? Preparamos uma lista. Clique e confira!

Leia Também: Confira o trailer de Cobra Kai, continuação do clássico Karate Kid

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 21 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 12 mins

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 21 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 23 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 14 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 22 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 23 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 19 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

esporte EUA Há 23 Horas

Jogador da NFL é baleado em tiroteio na Florida