6 dicas para sobreviver a mudança de fuso horário

Com apenas algumas mudança de atitude, o famoso 'Jet lag' ficará no passado

© iStock

Lifestyle Jet lag 04/04/18 POR Notícias Ao Minuto

O cansaço que vem após a mudança causada pelo famoso 'jet lag', faz o corpo sentir e "confunde" o organismo. Fadiga, insônia e sonolência durante o dia, termina por afetar a nossa pele e o corpo.

PUB

Para conseguir diminuir os efeitos da mudança de horário depois de longas viagens, o site 'Glamour' elaborou um guia em parceria com o Viajala para ajudar em sua recuperação, mesmo depois de 10, 15 ou até 24 horas de voo.

+ Saiba quais bebidas vegetais substituem o leite de vaca

1. Acostume-se dias antes

Ajuste sua vida de acordo com o horário do seu destino antes de viajar, antecipando ou adiando sua rotina em uma hora a cada dois ou três dias – assim, você regula aos poucos o seu relógio interno. Por exemplo: se você normalmente acorda às 8h, mas terá que acordar horas mais cedo no seu destino, passe a acordar às 7h30 semanas antes, ainda em casa, depois às 7h e assim por diante, até o dia da viagem.

2. Hidrate-se muito

Evite usar produtos que possam ressecar a pele (coisa que a despressurização da cabine do avião e o ar-condicionado já fazem por você) e tome muuuuita água antes, durante e depois do voo. Para que o aspecto de cansaço não tome conta do seu rosto, passe hidratante ainda no avião, fazendo massagens ao redor dos olhos, na testa e nas bochechas, para reativar a circulação e relaxar. Se não tiver nenhum produto para as olheiras na bolsa, basta pedir para o comissário de bordo um copo com água e gelo. Assim, com apenas uma gaze ou algodão, você consegue fazer uma compressa fria nos olhos de manhã.

3. Exercite-se para dormir e para acordar

Comece dentro do avião. Alongue-se, caminhe, mude de posição, deixe a circulação fluir. Ao chegar no seu destino, se for durante o dia e você estiver morrendo de sono, exercite-se com caminhada, bicicleta ou corrida, para melhorar a circulação e estimular a produção de cortisol e mantê-la desperta. Respeite os horários do dia: se for cedo, fique acordada, por mais difícil que isso seja, para não atrapalhar sua rotina. Se chegar à noite e você sentir insônia, exercite-se com ioga ou alongamento, para desacelerar o corpo e relaxar.

4. Tome um banho de sol

O sol zera o seu relógio corporal e ajuda muito na sua adaptação. Ele ativa sua vitamina D e faz com que você se sinta mais disposta para encarar o dia. Aproveite-o ao máximo: seu organismo se manterá desperto com menos esforço.

5. Evite café para acordar e pílulas para dormir

Qualquer dispositivo que altere artificialmente seu relógio interno vai fazer efeito imediato, mas pode aumentar o seu cansaço a longo prazo. Café, energético, álcool, relaxantes musculares e pílulas para dormir podem atrapalhar mais do que ajudar. Tente fazer as coisas de forma natural.

6. Lembre que também tem jet lag na volta

É difícil pensar no final das férias antes mesmo de começá-las, mas ele existe. Quando viajar para um lugar distante, lembre-se de que, ao voltar, a rotina de responsabilidades continua. Tente reservar um ou dois dias das férias para ficar em casa depois da viagem, antes de voltar ao trabalho, para dar tempo para o corpo se acostumar outra vez com o fuso e as tarefas rotineiras e não sofrer tanto na readaptação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 9 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 18 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 18 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 11 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'