Passa muito tempo no celular? Isso pode prejudicar sua saúde!

Uso exagerado de aparelhos celulares pode causar danos à saúde.

Passa muito tempo no celular? Isso pode prejudicar sua saúde!

Pagar uma conta, marcar um jantar com amigos, encontrar um novo amor: hoje em dia quase tudo se resolve no celular. Mas além da praticidade que o aparelho oferece, será que há alguma consequência para nossa saúde em ficar tanto tempo no celular? Estudos mostram que infelizmente sim. Confira!

© Shutterstock

Insônia

Você não consegue sentir sono à noite ou quando finalmente se deita para tentar dormir o sono desaparece? Isso pode ser uma consequência do uso exagerado do celular.

© Shutterstock

Insônia

Ficar muito tempo diante da tela do celular faz com que a luz emitida pelos aparelhos ative a produção de hormônios do corpo e cause alterações no ritmo de seu relógio biológico.

© Shutterstock

Insônia

Para evitar ter problemas para dormir, que tal se desconectar um pouco mais cedo e ir deixando seu corpo relaxar para conseguir dormir mais rápido?

© Shutterstock

Proliferação de Bactérias

Você é daqueles que não consegue deixar o celular nem quando está no banheiro? Temos más notícias!

© Shutterstock

Proliferação de Bactérias

Usar o seu celular em ambientes como banheiros ou hospitais, por exemplo, pode provocar uma proliferação de bactérias nos outros ambientes pelos quais você transita.

© Shutterstock

Proliferação de Bactérias

A dica aqui, além de tentar não ficar conectado direto no celular em lugares como esses, é também cuidar da higienização do seu aparelho. Lembre-se que você toca o celular com as mãos, logo, a higiene do equipamento também é importante.

© Shutterstock

Risco de Câncer

Segundo matéria publicada na CNN, a Organização Mundial da Saúde alertou para os riscos de câncer associado ao uso exagerado de telefones celulares.

© Shutterstock

Risco de Câncer

Segundo o estudo, as radiações dos aparelhos podem contribuir para o aparecimento da doença. Melhor não abusar e também evitar dormir com o aparelho muito próximo ao seu corpo.

© Shutterstock

Risco de Hipertensão

De acordo com outros estudo feito pela American Society of Hypertension e divulgado no portal medical daily, o uso de telefone para fazer chamadas pode contribuir para o aumento da pressão sanguínea.

© Shutterstock

Risco de Hipertensão

A conclusão foi possível a partir de estudo realizado com aproximadamente 94 pacientes que estavam sendo medicados em função de quadros de hipertensão.

© Shutterstock

Risco de Hipertensão

Os resultados mostraram que quando os pacientes atendiam as chamadas telefônicas, os números da pressão arterial se aumentavam.

© Shutterstock

Desconcentração

Está com dificuldades em se concentrar na hora de estudar ou mesmo de fazer coisas consideradas simples? Seu celular pode ter a ver com isso!

© Shutterstock

Desconcentração

Segundo estudo publicado no The Guardian, cada vez que uma pessoa dá aquela paradinha para enviar uma mensagem ou fazer uma chamada no celular, demora cerca de 25 minutos até conseguir voltar a se concentrar na atividade original.

© Shutterstock

Desconcentração

Aqui a dica tem a ver com aproveitar melhor o seu tempo. Que tal deixar para ver suas mensagens ou resolver aquela questão que não é urgente na sua hora de pausa? Naturalmente você vai estar mais relaxado e evitar perda de tempo durante a atividade que está desempenhando.

© Shutterstock

Estresse

Anda se sentindo mais estressado do que nunca e às vezes por conta de coisas banais? Advinha quem pode estar contribuindo para isso? Ele mesmo: seu celular!

© Shutterstock

Estresse

De acordo com a mesma matéria publicada no The Guardian, além de contribuir para a ansiedade e impaciência, o telefone pode gerar uma espécie de abstinência.

© Shutterstock

Estresse

Seguindo esse raciocínio, o estudo concluiu que 60% dos jovens pesquisados relataram que se sentiam agitados quando passavam muito tempo sem acessar o telefone. Melhor não deixar a tecnologia te dominar!

© Shutterstock

Nomofobia

Casos mais graves de abstinência são chamados de nomofobia, que é a dependência completa da vida virtual, segundo estudo publicado na Scientific American.

© Shutterstock

FOMO

FOMO é uma sigla que em inglês significa: “Fear of missing out”, ou seja, um transtorno que se caracteriza pelo medo de ficar por fora do que está acontecendo.

© Shutterstock

FOMO

Já deu pra perceber o quanto o telefone celular pode contribuir para o aparecimento ou aumento de um quadro como esses, não é?

© Shutterstock

FOMO

Na sede de saber de tudo o que está acontecendo com outras pessoas o tempo inteiro, o risco é você passar a viver condicionado a uma vida estritamente virtual e não dar atenção a mais nada. Melhor não deixar a tecnologia te dominar totalmente.

© Shutterstock

Perda de audição

O portal Healthy Hearing publicou um estudo mostrando que o uso de aparelhos celulares pode sim causar perda de audição.

© Shutterstock

Perda de audição

De acordo com o estudo um dos motivos é o uso de fones ouvidos para escutar músicas constantemente e em volumes muito altos.

© Shutterstock

Perda de audição

O estudo mostra ainda que não só fones de ouvidos, mas as próprias ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos durante uma chamada, por exemplo, podem prejudicar a audição.

© Shutterstock

Problemas na coluna e no pescoço

Vamos falar agora de um problema que pode ser consequência do uso excessivo do celular, embora não seja diretamente ocasionado por ele.

© Shutterstock

Problemas na coluna e no pescoço

A curvatura do seu corpo enquanto está trocando mensagens no celular, por exemplo, pode contribuir para que você desenvolva dores e até problemas mais sérios na coluna ou no pescoço.

© Shutterstock

Aumento da procrastinação

Quem já tem uma tendência natural a ficar adiando coisas importantes como tarefas do trabalho ou mesmo da vida de estudante um alerta: seu celular pode estar colaborando para isso.

© Shutterstock

Aumento da procrastinação

Segundo estudo publicado no The Guardian, na época em que a pesquisa foi feita 75% de estudantes americanos se diziam procrastinadores. O que estavam fazendo quando deveriam estar se dedicando às tarefas importantes? Adivinha: no celular.

© Shutterstock

Uso consciente

Não deixe para depois uma coisa importante: controle melhor o seu tempo e não fique prisioneiro do telefone celular. Lembre-se que tudo de mais pode fazer mal. Uso consciente do celular faz bem para o corpo e a mente. Fica a dica!

© Shutterstock

Lifestyle Transtorno 10/03/18 POR Notícias Ao Minuto


O avanço na tecnologia trouxe muita praticidade para o dia-a-dia. Os telefones celulares são exemplos disso, afinal de contas, hoje em dia é possível resolver quase tudo virtualmente.

PUB

Então é algo que só traz benefícios, certo? Errado! Estudos mostram que o uso excessivo do celular pode trazer sérios problemas para a saúde. Confira!

Leia Também: Do sol a plutão: veja a influência dos astros nas nossas vidas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico