O que se pode esperar da estação espacial da China que está caindo?

Não é a primeira vez que um satélite grande entra na atmosfera terrestre

© Pixabay

Tech espaço 09/03/18 POR Notícias Ao Minuto

A primeira estação espacial da China, Tiangong-1, vai cair na Terra em algum momento durante as próximas semanas. Os especialistas dizem que os destroços poderiam atingir a Europa, EUA, Austrália ou Nova Zelândia.

PUB

A Sputnik Internacional falou com Dr. Jongrae Kim, especialista aeroespacial e professor assistente na Universidade de Leeds, Reino Unido, que contou sobre a estação espacial chinesa que está caindo. Ele frisa que logo que alguma coisa entra na atmosfera, a maioria das suas partes se queima.

 "O problema é que o satélite é tão grande, em comparação com os satélites comuns, que alguns dos seus destroços podem atingir o solo. Isto já tinha acontecido antes, é bastante frequente. O que acontece é que todos os satélites que sobem dever regressar à Terra. Caso contrário, eles se tornarão 'lixo espacial'."

O especialista lembra que não é a primeira vez que um satélite grande entra na atmosfera terrestre. Ao menos foram registrados dois casos nos anos 70 e 90. Um deles era norte-americano e o outro era soviético. Contudo, na ocasião nenhum dano foi causado a ninguém, nem a infraestruturas.

Jongrae Kim disse que quando um satélite está no espaço, isso significa que lá não há ar, por isso ele não tem nenhuma resistência. Mas quando se aproxima da atmosfera as partículas de ar começam a atingir os objetos. No momento da entrada na atmosfera a velocidade é tão grande que, quando o satélite entra em colisão com as partículas de ar, a energia do aquecimento é enorme e ele explode.

No caso da estação espacial Tiangong-1, não se pode dizer ao certo a que velocidade está agora viajando, mas cada órbita tem a sua. Ela está afrouxando e perdendo energia cinética e energia potencial por causa de várias forças como, por exemplo, pequenas partículas de ar. A quantidade de energia que vão ter no momento da entrada na atmosfera depende da sua órbita atual.

 Quanto ao "lixo espacial" como perigo para as estações espaciais, o especialista disse que a Estação Espacial Internacional é o maior satélite feito pelo homem na órbita terrestre, e os satélites maiores correm o risco de serem atingidos pelos destroços. Eles estão sob vigilância permanente para serem preparados para procedimentos de emergência em caso de colisão com "lixo flutuante". Com informações do Sputnik Brasil.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 1 Hora

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 23 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

fama MADONNA-AMORES Há 22 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

mundo Miami Há 5 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama PAULO-GUSTAVO Há 51 mins

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

esporte Fórmula 1 Há 20 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

brasil Brasil Há 17 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

esporte Campeonato Inglês Há 23 Horas

Jesus dá assistência à la Ronaldinho Gaúcho, Arsenal vence e continua na liderança do Inglês