Aluno da FGV é suspenso após post racista: 'Achei esse escravo'

'Não descansarei até você ser expulso dessa faculdade. (...) Não passará!', desabafa vítima em rede social

© Reprodução

Brasil preconceito 09/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Um estudante da Faculdade Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, vai responder por crime de injúria racial e racismo por ter tirado uma foto de um outro aluno da mesma instituição e compartilhado em um grupo de WhatsApp com a legenda: "Achei esse escravo no fumódromo! Quem for o dono avisa!”.

PUB

A vítima contou em um grupo da FGV no Facebook que foi chamado pela Coordenação de Administração Pública na última terça-feira (6) e informado sobre o post. O jovem registrou um boletim de ocorrência no 4º Distrito Policial da Consolação, na região central da cidade, na quinta-feira (8). O autor da foto, um aluno do 4º semestre do curso de Administração de Empresas, foi suspenso da faculdade por 3 meses.

+ Alunas de colégio no Rio protestam pelo direito de usar bermudas

Na rede social, a vítima chamou o autor da foto de covarde e garantiu que ele pagará pelo que fez: “Tão perto de mim...porque não foi falar na minha cara? Mas você optou pela atitude covarde de tirar uma foto minha e jogar no grupo dos amiguinhos. Se seu intuito foi fazer uma piada, definitivamente você não tem esse dom. Acha que aqui não é lugar de preto? Saiba que muito antes de você pensar em prestar FGV eu já caminhava por esses corredores. Se você me conhecesse, não teria se atrevido. O que você fez além de imoral é crime! As providências legais já foram tomadas e você pagará pelos seus atos.”

“Não descansarei até você ser expulso dessa faculdade. Pessoas como você não devem e nem podem ter um diploma da Fundação Getulio Vargas. A mensagem é curta e direta. Mas serve para qualquer outrx racista da Fundação. Não passará!”

Em nota, a FGV afirma que repudia "toda forma de discriminação e preconceito" e que "aplicou severa punição ao ofensor": "O comentário ofensivo foi feito em grupo privado do qual o ofensor fazia parte, sem qualquer participação, ainda que indireta, da FGV. Ante a possível conotação racista da ofensa, firme em sua postura de repúdio a toda forma de discriminação e preconceito, a FGV, tão logo tomou conhecimento dos fatos, tal qual prevê seu Código de Ética e Disciplina, de imediato aplicou severa punição ao ofensor, que foi suspenso de suas atividades curriculares por três meses, estando impedido de frequentar a escola, sem ressalva da adoção de medidas complementares, a partir da apuração dos fatos pelas autoridades competentes", diz o texto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico