10 mil protestam contra morte de senegalês em Florença

O vendedor ambulante Idy Diene foi assassinado por idoso no último dia 5

© Reuters

Mundo Crime 10/03/18 POR ANSA

Cerca de 10 mil pessoas participaram neste sábado (10) de uma manifestação em Florença, capital da região italiana da Toscana, em homenagem ao imigrante senegalês Idy Diene, vendedor ambulante assassinado a tiros no último dia 5 de março.

PUB

Diene tinha 54 anos e foi morto por um idoso, Roberto Pirrone, 65, que queria se suicidar e, ao perder a coragem de tirar a própria vida, resolveu disparar aleatoriamente para ser preso. As autoridades descartaram motivações racistas para o crime, mas não convenceram os imigrantes que vivem na cidade.

+ Bachelet deixará governo do Chile com 39% de aprovação

A passeata deste sábado foi composta sobretudo por senegaleses, que formam uma numerosa comunidade de mais de 100 mil pessoas na Itália. Com cartazes contra a discriminação racial, a concentração começou na praça Santa Maria Novella, no centro histórico de Florença, e seguiu para a ponte Amerigo Vespucci, palco do assassinato.

"Idy era uma pessoa de paz. Não queremos arrumar confusão", dizia um cartaz carregado por muitos imigrantes. Também havia faixas contra o prefeito Dario Nardella, de centro-esquerda. "Nardella, a verdadeira degradação é você, vamos limpar a cidade do racismo", afirmava uma delas, em referência à cruzada do chefe municipal contra a degradação do centro histórico florentino.

Outro alvo dos manifestantes foi o secretário federal do partido ultranacionalista Liga Norte, Matteo Salvini, que tem uma plataforma anti-imigração e pleiteia o cargo de primeiro-ministro. "Salvini, sem nós, sobre o que você teria falado?", dizia um cartaz.

Apesar das críticas, o prefeito Nardella também participou do ato e não foi hostilizado pelos senegaleses - na última terça, ele havia levado uma cusparada no rosto em uma manifestação, mas de um italiano de extrema esquerda.

"Falei com a família de Idy, que autorizou uma jornada fúnebre, com uma cerimônia fúnebre. Deste modo, daremos mais um sinal de sensibilidade em nossa cidade", afirmou, garantindo que Florença é um lugar "aberto". Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 16 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 18 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 18 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 18 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 17 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 19 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 19 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 18 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 19 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor