França e Índia acertam detalhes para conter China

Presidente francês, Emmanuel Macron, cumpre agenda oficial de quatro dias na Índia desde sexta-feira (9)

© Reuters

Mundo Visita 10/03/18 POR Notícias Ao Minuto

França e Índia fizeram votos neste sábado (10) de garantir a liberdade de navegação no Oceano Índico e assinaram acordo para acelerar a construção de uma grande usina nuclear na Índia por uma empresa francesa.

PUB

O presidente francês, Emmanuel Macron, cumpre agenda oficial de quatro dias na Índia desde sexta-feira (9). Ele afirmou que os dois países devem ser aliados importantes.

+ Bachelet deixará governo do Chile com 39% de aprovação

"E eu sonho em ter cada vez mais cidadãos indianos vindo para a França — estudando, tornando-se empresários, criando startups — e quero que meu país seja o melhor parceiro da Europa, um ponto de entrada", falou o mandatário francês.

Macron disse querer dobrar o número de indianos que estudam na França. Já o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou ser vital a cooperação entre os dois países na região do Oceano Índico:

"Ambos os países acreditam que, para a paz mundial, o progresso e a prosperidade no futuro, a região do Oceano Índico vai desempenhar um papel muito importante."

Para ajudar a garantir a liberdade de navegação, as agências espaciais dos dois países assinaram um acordo para ajudá-las a detectar, identificar e monitorar embarcações marítimas.

Os Estados Unidos consideram a Índia como uma âncora crítica em uma estratégia regional para o Oceano Índico e Pacífico para controlar uma China cada vez mais assertiva. A Índia apoia países como a França e Austrália na frente da segurança marítima.

A França tem três territórios ultramarinos no Oceano Índico, lar de cerca de um milhão de cidadãos franceses. Shivani Singh, um pesquisador indiano em segurança nuclear, afirma que a França, como a Índia, é um poder do Oceano Índico com uma cultura similar de autonomia estratégica.

"A França tem a maior Zona Econômica Exclusiva do mundo e 24% dela reside na região do Oceano Índico", escreveu Singh em seu blog. "A França também tem bases militares em Djibouti e nos Emirados Árabes Unidos. Isso dá à França importantes interesses soberanos, demográficos e econômicos para defender militarmente a região".

Energia nuclear e outros pontos de cooperação

Paris e Nova Deli concordaram o compartilhamento de informações nas áreas de mudança climática e cooperação militar. Em 2016, a Índia comprou 36 jatos Rafaele prontos para o voo da França por US$ 8,78 bilhões.

Além destes pontos, também foi acertado a construção da usina nuclear Jaitpur, que irá fornecer 9.900 megawatts. 

A usina nuclear da companhia Areva, entretanto, ficará em uma zona de atividade sísmica e muitos campesinos estão se recusando a sair de suas terras.

Outro fator de destaque é o pontapé inicial da Aliança Solar Internacional — associação de 120 países em prol da energia solar que faz sua primeira reunião desde sua criação durante a Conferência do Clima de Paris, em 2015.

A França é o nono maior investidor estrangeiro na Índia. O comércio bilateral entre os dois países atingiu US$ 10,95 bilhões de abril de 2016 a março de 2017.

As principais exportações da Índia para a França são confecções, caldeiras, máquinas e equipamentos elétricos, produtos químicos orgânicos, material ferroviário, combustíveis minerais, artigos de couro e gemas e jóias.

A França exporta para a Índia principalmente aeronaves, instrumentos médicos, produtos químicos orgânicos, ferro e aço, plásticos, produtos farmacêuticos e produtos químicos. Com informações do Sputnik

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula