Brinquedos lideram lista de produtos perigosos da União Europeia

Vários modelos de spinners (pequeno brinquedo giratório) encabeçaram a lista de produtos perigosos detectados e retirados do mercado.

© Unsplash

Mundo Alerta 12/03/18 POR Agência Brasil

A Comissão Europeia divulgou nesta segunda-feira (12) relatório sobre o Sistema de Alerta Rápido para Produtos Perigosos Não-alimentares. O documento mostra que, em 2017, o sistema registrou mais de 2 mil alertas e os brinquedos, como vários modelos de spinners (pequeno brinquedo giratório), por exemplo, encabeçaram a lista de produtos perigosos detectados e retirados do mercado.

PUB

Todos os países da União Europeia (UE), além da Islândia, Noruega e Liechtenstein, participam do sistema, que funciona modo cooperativo. Os brinquedos foram a categoria de produtos mais notificados como perigosos (29%), seguidos de veículos a motor (20%) e artigos de vestuário, têxteis e moda (12%). Em relação aos riscos, o mais frequente foi ferimento (28%), seguido de risco químico (22%).

+ Atriz pornô oferece devolver dinheiro para advogado de Trump, diz TV

"As regras europeias do consumidor garantem que somente produtos seguros sejam vendidos na UE. Se esse não for o caso, o Sistema de Alerta Rápido avisa as autoridades para reagirem rapidamente e removerem quaisquer produtos que possam causam ferimentos. Graças a este sistema, estamos mantendo nossos filhos seguros e evitando acidentes fatais em nossas estradas", afirmou V ra Jourová, comissária responsável pela Justiça, Consumidores e Igualdade de Gênero da Comissão Europeia.

Retirada do mercado

No ano passado, os 2.201 avisos enviados através do sistema de alerta rápido provocaram quase 4 mil ações de acompanhamento, como a retirada de produtos do mercado. Muitos dos produtos perigosos são vendidos em plataformas ou mercados online. A maioria dos itens notificados são provenientes da China (53%). Os de origem europeia representaram 26% das notificações.

O Sistema de Alerta Rápido possui um site público com atualizações semanais de alertas enviados pelas autoridades nacionais. Semanalmente, cerca de 50 alertas são registrados e publicados. Consumidores e empresas também podem criar e personalizar suas próprias assinaturas para alertas, de acordo com suas necessidades e preferências e compartilhar seus alertas através das redes sociais. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 15 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 15 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 14 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 16 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 15 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 13 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos