SP: biometria obrigatória tem adesão abaixo de 70% em 32 municípios

Mais de 390 mil eleitores paulistas podem ter o título cancelado se não fizerem o recadastramento

© DANI VALENTE / ASCOM FASEPA

Brasil eleições 13/03/18 POR Agência Brasil

Perto do encerramento, o prazo para o cadastro biométrico eleitoral, nas 84 cidades paulistas que terão a obrigatoriedade nas eleições deste ano, ainda não foi suficiente para muitos eleitores. Do total de municípios, 32 estão com percentual abaixo de 70%, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

PUB

O processo de cadastramento, na maioria dos municípios, começou em março do ano passado e deve se encerrar no dia 27 deste mês. Em nove municípios (Guarulhos, Votorantim, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Botucatu, Itatinga, Pardinho e Várzea Paulista), o prazo ainda é mais curto, acabando no dia 23.

Com esse déficit, mais de 390 mil eleitores, cerca de 32,76% do eleitorado que é obrigado a ter cadastro digital, podem ter o título cancelado, caso não façam o procedimento. O estado de São Paulo tem 645 municípios.

Os eleitores de Guarulhos estão entre os que precisam fazer o cadastro biométrico para votar em 2018. O município é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 936.689 eleitores. Os números da cidade, no entanto, preocupam o tribunal, pois apenas 67,91% dos votantes fizeram a biometria.

De acordo com o TRE, São Paulo tem 32,9 milhões de eleitorais, dos quais 38,86% já fizeram a coleta da digital. Mais de 61%, cerca de 20 milhões de pessoas, no entanto, ainda não atenderam à convocação para o cadastramento. Acesse aqui a lista dos municípios com biometria obrigatória em São Paulo.

Posto na Alesp

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) conta com um posto para cadastramento biométrico eleitoral desde hoje (13). Na capital paulista, a obrigatoriedade da leitura digital não vale para as eleições de 2018. Segundo o TRE-SP, ainda não está definido o pleito em que esse mecanismo começará a ser utilizado.

“É mais um ponto para a gente poder ampliar e facilitar a vinda do eleitor à biometrização. Trata-se de um grau de transparência muito grande para o cadastro eleitoral, permitindo que ele corresponda exatamente ao nosso eleitorado e traga segurança, eliminando antigos vícios”, declarou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Cauduro Padin.

Diferentemente de outros postos de atendimento do TRE na capital, a unidade da Assembleia não precisa de agendamento prévio.

“Esse posto não faz o cadastramento apenas da cidade de São Paulo, mas serve a todos os 645 municípios do estado. Quem estiver passando por aqui [pela Assembleia] pode fazer a biometria de maneira rápida e simples”, disse o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris. Ele informou que, diariamente, cerca de 2 mil pessoas passam pela assembleia. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes