Meirelles apresenta a Temer nomes para sucedê-lo na Fazenda

Apesar da negociação, candidatura do ministro à Presidência da República ainda é incerta

© Marcos Corrêa/PR

Economia GOVERNO 13/03/18 POR Folhapress

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apresentou no domingo (11) ao presidente Michel Temer os nomes de seus secretários Mansueto Almeida (Acompanhamento Fiscal) e Eduardo Guardia (Executivo) para sucedê-lo na pasta caso decida disputar o Palácio do Planalto.

PUB

Como a Folha de S.Paulo revelou na semana passada, Temer já havia sinalizado ao ministro que ambos articulariam juntos sua eventual substituição, mas essa foi a primeira vez que houve um debate concreto sobre assunto, durante reunião no Palácio do Jaburu.

O movimento mais assertivo de Meirelles, porém, não define sua candidatura -o presidente não garantiu que o ministro poderá concorrer à sua sucessão pelo MDB e a decisão do chefe da equipe econômica sobre disputar ou não a eleição de outubro deve ser tomada nos próximos 15 dias.

+ 'Mini Davos' começa em SP com foco em 'indústria 4.0'

O ministro tem medo de deixar o cargo para viajar o país e tentar aumentar seus números nas pesquisas -hoje ele aparece com apenas 2%- e, em julho, Temer decidir ser candidato à reeleição. 

A jogada inviabilizaria o projeto eleitoral de Meirelles e o deixaria em uma espécie de limbo político: estaria fora do governo e filiado a uma sigla que não deu sustentação para sua candidatura.

Com o calendário mais flexível -ao contrário do ministro, o presidente não precisa deixar o cargo até abril se quiser se candidatar-, Temer foi evasivo em suas análises sobre as eleições e ainda ponderou que o ministro Dyogo Oliveira (Planejamento) também aparece entre os cotados para a Fazenda, com o apoio do presidente do MDB e líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR).

Apesar disso, auxiliares afirmam que o presidente vai permitir que Meirelles escolha seu substituto caso deixe o posto para concorrer ao Planalto.

REUNIÃO

Meirelles deve marcar um encontro com Jucá ainda esta semana para sentir a temperatura da indicação e discutir sua possível filiação ao MDB.

O ministro disse a Temer e ao ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral), que também estava na reunião de domingo (11), que seu desejo é ser o candidato do partido à Presidência mas ouviu, mais uma vez, que eles não podem garantir a vaga de antemão.

Meirelles está conversando com seus auxiliares próximos antes de bater o martelo sobre sua candidatura. Ele já disse que tem disposição de defender o legado de Temer e ser o nome do governo na disputa, mas esbarrou no desejo do próprio presidente de ser esse candidato. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada