Confira 5 curiosidades sobre o papa Francisco

Líder católico completa cinco anos de pontificado nesta semana

© Reuters

Mundo pontificado 14/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O papa Francisco comemorou os cinco anos de sua eleição na última terça-feira (13), e sua entronização completará meia década no próximo dia 19 de março.

PUB

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, ele já realizou 39 viagens, sendo 17 para a Itália e 22 para o exterior. O Brasil foi o primeiro país a recebê-lo, para a Jornada Mundial da Juventude.

Além disso, Francisco recebeu 24 milhões de fiéis em suas audiências no Vaticano. Mais de 6,5 milhões visitaram-no em 2013, ano em que se tornou Papa.

Confira cinco curiosidades sobre Jorge Mario Bergoglio:

1) O pontífice foi o primeiro em mil anos a se encontrar com o patriarca ortodoxo russo, em uma reunião que ocorreu em fevereiro de 2016.

"Finalmente", exclamou o Papa quando encontrou Cirilo I no aeroporto de Havana, em Cuba.

De acordo com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a reunião foi "um grande sinal de esperança", em um momento "que dá coragem e ânimo para continuar tentando construir mais relações de ponte, encontro e diálogo".

2) Em janeiro de 2018, o líder católico demonstrou mais um ato de bondade ao oficializar um casamento a 25 mil pés de altura.

O fato aconteceu durante sua visita ao Chile. Quando viajava de Santiago para Iquique, Bergoglio foi surpreendido por um casal que pediu sua "bênção".

A união de Carlo Ciuffardi e Paula Podest não havia sido oficializada na Igreja Católica, somente no civil. Isso porque o local em que realizariam a cerimônia religiosa foi destruído por um terremoto.

3) Em uma visita a Bangladesh em dezembro de 2017, o Papa defendeu a minoria rohingya que sofre perseguições pelo exército de Myanmar. "Peço perdão pela indiferença no mundo. Estou perto de vocês, sei que a situação é difícil. A presença de Deus hoje também se chama rohingya", disse aos 16 refugiados com quem se encontrou.

O termo rohingya é considerado um tabu em Myanmar, pois milhares de membros da minoria muçulmana fugiram do país por conta do extermínio cometido por militares birmaneses - em Myanmar, Francisco evitou usar essa palavra.

4) Em 2014, o Papa foi mediador de um encontro entre Shimon Peres, então presidente de Israel, e Mahmoud Abbas, líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Durante a reunião, que foi organizada por Francisco, ambos garantiram que buscariam a paz no Oriente Médio o mais rápido possível.

5) Já no ano de 2015, o Pontífice convidou o imã de Bangui a dividir com ele o papamóvel em uma visita à capital da República Centro-Africana.

O ato demonstrou respeito aos muçulmanos, já que grande parte dos habitantes da cidade segue a crença. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 8 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 15 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 15 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 15 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 15 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 8 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda