'Maria Madalena' parece novela e deve interessar apenas a católicos

Rooney Mara e Joaquin Phoenix são atores intensos e estão ótimos como os personagens principais

© Divulgação 

Cultura cinema 15/03/18 POR Folhapress

Fotografia linda, produção caprichada, atores muito bons. Mas, na essência, "Maria Madalena" fica distante da qualidade do filme anterior do diretor Garth Davis, o indicado ao Oscar "Lion". Apesar do investimento pesado, o longa parece uma novela da Record.

PUB

A versão apresentada da vida de Maria Madalena é a mais favorável possível à personagem bíblica. A condição de prostituta, imposta a ela por séculos, foi abandonada recentemente pela Igreja Católica, que hoje destaca a única mulher que andou entre os apóstolos de Jesus como uma de suas mais dedicadas seguidoras.

+ 'Pantera Negra' entra na lista dos 20 filmes mais rentáveis da história

No filme, Maria Madalena assume protagonismo entre os apóstolos. Ela aceita a palavra do Messias intensamente e acaba tendo papel importante no contato com as pessoas que o grupo tenta arrebanhar. E sua relação com Jesus é reforçada por uma atenção especial dedicada a ela.

O roteiro não chega nem perto das considerações levantadas por estudiosos sobre um possível romance entre os dois. Embora mantenha Madalena pura, o filme usa e abusa de olhares enternecidos e levemente desejosos entre ela e Jesus. Aí entra o ponto alto da produção. Rooney Mara e Joaquin Phoenix são atores intensos e estão ótimos como os personagens principais.

Vale destacar também o inglês Chiwetel Ejiofor, de "12 Anos de Escravidão" (2013), como o apóstolo Pedro, e o francês Tahar Rahim, revelado em "O Profeta" (2009), no papel de Judas Iscariotes.

A beleza gélida de Rooney Mara é, às vezes, um elemento que valoriza cenas um tanto arrastadas. O diretor é daqueles que apostam em longos enquadramentos fechados nos rostos para transmitir emoções. Como tantos outros, exagera nisso.

Se a atriz consegue ótimo desempenho como Maria Madalena, não é demasiado dizer que o filme nem existiria sem a força de Joaquin Phoenix. Porque o roteiro patina muito, repete à exaustão as pregações de Jesus entre as comunidades, em busca da conversão de novos seguidores.

Com outro ator interpretando o Messias, a oratória poderia cair numa repetição que derrubaria de vez o filme. Mas Phoenix exibe um arsenal de sutilezas, no olhar e no ritmo da pregação, que mesmeriza os ouvintes e também os espectadores no cinema.

Se "Maria Madalena" tivesse em todos os quesitos a força do par central, o resultado seria muito bom. Porém, uma direção comportada demais e uma narrativa linear sem surpresas, sem encantamento e sem um clímax põem por terra qualquer ambição de um cinema mais ousado.

No resultado final, o filme deve interessar apenas a pessoas católicas, com receptividade à palavra de Jesus. Bem antes da metade da sessão, "Maria Madalena" desiste de ser filme para ser apenas pregação.

MARIA MADALENA (MARY MAGDALENE)

Quando: estreia nesta quinta (15)

Classificação: 12 anos

Elenco: Rooney Mara, Joaquin Phoenix e Chiwetel Ejiofor

Produção: Reino Unido, 2018. 120 min

Direção: Garth Davis

Avaliação: regular

Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 16 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes