Rússia diz que gás usado no ataque foi desenvolvido pelo ocidente

Ministro russo afirmou apontou Reino Unido e Estados Unidos como os países onde com maior probabilidade se sintetização deste agente tóxico

© Reuters

Mundo Skripal 17/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O Governo russo garantiu neste sábado (17) que o gás 'Novitchok', com o qual teriam sido envenenados o ex-espião russo Sergie Skripal e a sua filha, foi desenvolvido pelo ocidente, e não pela Rússia, como denunciado pelo Reino Unido.

PUB

De acordo com a EFE, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, apontou hoje o Reino Unido e os Estados Unidos como os países onde com maior probabilidade se sintetiza este agente tóxico, tendo ainda referido a República Checa, a Eslováquia e a Suécia como origem possível para o gás.

Moscou nega desde o início do caso Skripal ter patrocinado o ataque com uma substância tóxica, pertencendo ao grupo dos agentes tóxicos "Novitchok", que, segundo um dos seus inventores russo que vive agora nos Estados Unidos, apenas a Rússia é capaz de produzir.

"Nunca, nem em território da União Soviética, nem tão pouco na Rússia, houveram investigações que se chamaram ou tiveram como nome de código 'Novitchok'", disse Zakharova.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, quando acusou a Rússia de ser responsável pelo ataque ao ex-espião e à sua filha usou como argumento o gás utilizado no ataque, dizendo que era de autoria russa.

Zakharova disse que a origem do gás venenoso só seria conhecida quando Theresa May e os especialistas britânicos que trabalham no caso entregarem a fórmula do agente químico.

Moscou anunciou ainda a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, na sequência da reação de Londres ao envenenamento no Reino Unido de um antigo espião russo e da filha.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou hoje que as medidas de retaliação de Moscou às sanções britânicas -- que já tinha anunciado a expulsão de Londres de 23 diplomatas e o congelamento das relações bilaterais - não alteram "nada os fatos" e a culpa da Rússia no envenenamento do ex-espião russo e da filha no Reino Unido.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, "no início da próxima semana" deve realizar-se um Conselho de Segurança Nacional.

O ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes no dia 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, e estão hospitalizados em "estado crítico, mas estável".

Dias depois, o chefe da polícia antiterrorista britânica, Mark Rowley, revelou que Skripal e a filha tinham sido vítimas de um ataque deliberado com um agente neurotóxico, um componente químico que ataca o sistema nervoso e que pode ser fatal. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 20 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 20 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 18 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 11 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 20 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 19 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 17 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo