Intercâmbio para os filhos: 5 perguntas que os pais se fazem

Entre as vantagens do intercâmbio para crianças e adolescentes estão, sobretudo, o aprendizado de um idioma, além de tonar seu filho mais independente

© Shutterstock

Lifestyle investimento 27/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Qual a idade certa? Quanto tempo ele deve ficar em outro país? Ele vai sozinho? O que fazer se ele ficar doente? Vale mesmo o investimento? Para ajudar os pais, a especialista Fabiana Fernandes, da CI Intercâmbio e Viagem, respondeu cinco perguntas mais comuns.

PUB

DEVO ESPERAR MEU FILHO SER MAIOR DE IDADE PARA DEIXÁ-LO FAZER UM INTERCÂMBIO?

Não existe uma idade ideal para se fazer intercâmbio, algumas escolas no exterior aceitam crianças a partir de 7 anos. Mas cada caso é um caso, Fabiana alerta sobre a importância da participação dos pais na avaliação do perfil do filho e assim definir qual o momento certo para essa experiência.

"Um sinal que eles já estão prontos para fazer um intercâmbio é quando eles viajam com os amigos no final de semana e se adaptam fácil”, explica.

As vantagens de fazer um intercâmbio desde cedo é que a aprendizagem de um novo idioma é bem mais fácil, além de tornar a criança mais independente e proativa.

QUANTO TEMPO MEU FILHO DEVE FICAR ESTUDANDO NO EXTERIOR?

Pode ser duas semanas, seis meses ou até um ano letivo (no caso do High School). Existem muitas opções que atendem a necessidade de cada família. Neste momento, pais e filhos devem conversar e avaliar não só o perfil da criança e do adolescente, mas também a questão financeira e os objetivos do intercâmbio.

"O Intercâmbio Teen, curso de curta duração, é excelente para que os filhos tenham um primeiro contato com outras culturas e com uma nova língua durante o período de férias escolares”, comenta a especialista.

"Uma outra opção é o adolescente fazer o Ensino Médio no exterior, o High School. Neste programa, ele ganhará mais fluência e terá uma educação diferenciada que trará benefícios pessoais e profissionais. Os pais só terão que aguentar um pouco a saudade, mas a vantagens serão para toda vida" exemplifica Fabiana.

MAS MANDAREI MEU FILHO SOZINHO PARA OUTRO PAÍS?

Para quem não quer que o filho viaje sozinho ainda, a CI oferece a opção em que ele não estará só nessa viagem. "Na opção de Grupos da CI, o viajante tem o suporte do Líder CI, que será o representante da empresa para o intercambista. Além do cuidado da própria escola em que o aluno estará", explica Fabiana.

Segundo a especialista, uma opção interessante para resolver a questão de deixar o filho sozinho em outro país é optar pela moradia em Casa de Família, lá a criança terá o suporte de pessoas da própria região.

IMPREVISTOS ACONTECEM, NÉ?

Muitas vezes os preparos começam muito antes da viagem em si, mas e se acontecer um imprevisto antes do embarque? O especialista em seguros da CI, Renato Spadafora, comenta sobre a importância do seguro mais completo.

“A CI oferece um produto exclusivo para essas ocasiões. Como os pais podem comprar um intercâmbio com muita antecedência, o seguro Any Reason protege o investimento, caso algum imprevisto impeça o adolescente de viajar na data prevista, ou mesmo tenha que cancelar a viagem. Um exemplo disso é um eventual cancelamento por problemas com visto ou em caso de reprovação em matérias”, comenta Spadafora.

ESSA EXPERIÊNCIA FARÁ MESMO DIFERENÇA PARA O MEU FILHO?

Em um mundo globalizado, é importante criar os filhos fora de uma bolha, trabalhar para desenvolver a independência deles é de grande importância pessoal, acadêmica e profissional. É no agora que a criança e o adolescente podem se preparar para o futuro, e o papel do pai e da mãe é determinante para que eles sigam um caminho de sucesso.

Leia também: Saiba como viajar para qualquer lugar apenas com a mala de bordo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 22 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 21 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 16 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave