Moscou: chanceler britânico comparando Putin com Hitler é 'repugnante'

Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, também qualificou a declaração como inaceitável e desonrosa

© Reuters

Mundo Copa do Mundo 22/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Kremlin considera ofensivas inaceitáveis sobre as declarações do chefe do Ministério das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, que comparou a Rússia com a Alemanha nazista bem próximo do início da Copa do Mundo, afirmou nesta quinta-feira (22), Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente da Rússia.

PUB

Na quarta-feira (21), durante reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Internacionais, o deputado Jan Austin afirmou: "Putin pretende usá-la [Copa do Mundo] igual Hitler usou os Jogos Olímpicos de 1936", acrescentando que se trata de um "jogo publicitário". Por sua vez, Boris Johnson apoiou seu colega e concordou com a comparação.

"Trata-se de uma declaração completamente desrespeitosa, que não encaixa no comportamento de um ministro das Relações Exteriores, de qualquer país", assinalou Peskov.

"Sem dúvidas, ela [comparação] é ofensiva e inaceitável", acrescentou o porta-voz.

Anteriormente, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, também qualificou como inaceitável e desonroso para o chanceler de um país europeu fazer a comparação da Copa do Mundo russa com as Olimpíadas de 1963.

"Quaisquer comparações deste tipo do nosso país, que sacrificou milhões de vidas na luta contra o nazismo, que combateu o inimigo em seu território, e depois que libertou a Europa, são absolutamente inaceitáveis e desonrosas para um chanceler de um país europeu", escreveu Zakharova em sua conta no Facebook.

De acordo com ela, agora não restou nenhuma dúvida de que todas as ações de Londres quanto à Rússia, visam criar a imagem de um inimigo e inventar para isso quaisquer declarações, até mesmo as mais absurdas.

"Dá para perceber o curso que os políticos britânicos tomaram para a sabotagem completa da Copa do Mundo na Rússia", acrescentou a diplomata.

"Diferente do caso Skripal, onde devido à recusa de Londres de apresentar informações […], é evidente que Boris Johnson foi envenenado com ódio e raiva, falta de profissionalismo e insolência. Dá medo de lembrar que essa pessoa representa as autoridades políticas de um país nuclear, que carrega responsabilidades especiais por suas ações no palco internacional e pela manutenção da paz", ressaltou.

O ex-espião Sergei Skripal e sua filha foram encontrados inconscientes em um banco em um centro comercial em Salisbury, em 4 de março. Londres afirmou que o produto químico usado para envenená-los foi feito na Rússia, sem fornecer nenhuma prova, no entanto. O ex-coronel da GRU foi julgado na Rússia por passar informações críticas para o Mi6 do Reino Unido. Contudo, em 2010, durante troca de agentes secretos, Sergei Skripal foi entregue ao Reino Unido. 

A notícia sobre a morte do ex-espião russo Sergei Skripal provocou uma tensão nas relações entre Moscou e Londres após a primeira-ministra Theresa May ter acusado a Rússia de estar envolvida no atentado contra o ex-oficial. Moscou negou veementemente qualquer envolvimento. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 12 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito