Sete curiosidades para entrar no clima da 'data Fifa'

De homenagens a quebras de tabus, amistosos marcaram a história

© REUTERS

Esporte Amistoso 22/03/18 POR ANSA

Apesar dos amistosos entre seleções servirem de preparação e não valerem pontos, algumas partidas já foram protagonistas de homenagens, feitos inéditos e curiosidades.

PUB

Desde o "Jogo do Século" até uma vitória que tirou a Andorra de um jejum de 13 anos, amistosos marcaram a história de diversas nações.

Os próximos jogos do Brasil serão os últimos antes da convocação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A equipe comandada por Tite disputará duas partidas, uma diante dos anfitriões do Mundial e outra contra sua algoz de 2014, a Alemanha, nos dias 23 e 27 de março, respectivamente.

Às vésperas da "data Fifa", selecionamos sete curiosidades e momentos históricos que aconteceram em amistosos entre seleções.

1 - Primeiro amistoso da seleção brasileira

A primeira partida da história da seleção brasileira foi um amistoso. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o duelo entre Brasil e Exeter City, da Inglaterra, no dia 21 de julho de 1914. Na ocasião, a seleção brasileira foi derrotada por 2 a 0.

Um fato curioso da partida é que o jogo do Exeter foi tão bruto que o grande jogador brasileiro na época, Arthur Friedenreich, teve dois dentes quebrados no decorrer dos 90 minutos.

2 - "Jogo da Paz"

Para grande parte dos brasileiros, pode ter sido mais um simples jogo, mas, para os haitianos, o "Jogo da Paz", disputado em agosto de 2004, significou esperança para um país devastado por uma guerra civil.

Na época, mais de 80% da população do Haiti vivia na extrema pobreza, e a partida contra o Brasil, então campeão mundial, levou força e um pouco de alegria ao país caribenho.

Com um show de Ronaldinho Gaúcho, o Brasil venceu por 6 a 0, e a passagem dos campeões ficou gravada para sempre na memória dos haitianos.

3 - O "Jogo do Século"

Considerado pela Fifa como um dos maiores duelos de futebol de todos os tempos, o chamado "Jogo do Século" foi disputado em um amistoso.

Na cidade de Londres, em novembro de 1953, a Hungria, então campeã olímpica, encarou a Inglaterra, que na época era considerada a grande potência do futebol e não perdia em Wembley para uma seleção não britânica desde 1901.

Liderados por Ferenc Puskás, os húngaros golearam por 6 a 3 e acabaram com a supremacia inglesa.

Segundo historiadores, a derrota mudou profundamente o futebol na Inglaterra.

4 - O amistoso que foi para as telonas

Frustrado por não ter visto a Holanda se classificar para a Copa do Mundo de 2002, o diretor Johan Kramer produziu um documentário do amistoso entre Butão e Montserrat, que, segundo o ranking da Fifa, eram as piores seleções do planeta na época.

O jogo foi disputado no dia 30 de junho de 2002, data da final do Mundial da Coreia do Sul e do Japão. A seleção butanesa venceu por 4 a 0. O documentário foi lançado no ano seguinte e recebeu diversos prêmios.

5 - Andorra quebra jejum de 13 anos sem vitória

Em outro duelo das duas piores seleções do mundo na época, segundo o ranking da Fifa, Andorra venceu San Marino por 2 a 0 em fevereiro de 2017 e encerrou um jejum de 13 anos.

A vitória foi celebrada como um título pelos jogadores do pequeno principado.

6 - O jogo do centésimo aniversário da Fifa

No dia 20 de maio de 2004, um dia antes de a Fifa completar 100 anos, a partida entre França e Brasil celebrou o centésimo aniversário da entidade que rege o futebol mundial.

Com mais de 79 mil pessoas no Stade de France, em Paris, o amistoso terminou sem gols, mas o jogo foi um dos que tiveram a maior cobertura televisiva da história, com 130 emissoras retransmitindo a partida.

7 - Homenagens para a Chapecoense

No chamado "Jogo da Amizade", Brasil e Colômbia se enfrentaram no dia 25 de janeiro de 2017 para homenagear as vítimas do acidente aéreo com o avião da delegação da Chapecoense, que caiu perto de Medellín e matou quase todo o elenco do clube catarinense.

Com um gol do atacante Dudu, o Brasil ganhou por 1 a 0, mas a grande lembrança da partida foram as homenagens dos brasileiros e colombianos para as 71 vítimas da tragédia. (ANSA)

da partida foram as homenagens dos brasileiros e colombianos para as 71 vítimas da tragédia. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 18 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 18 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 18 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 11 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 10 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 17 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 16 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 16 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 17 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 16 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa