Saiba como o amor pode afetar sua segurança online

Você está acostumado a dividir dispositivos ou serviços? Então, é preciso ter atenção

© Jacob Ufkes / Unsplash

Tech Virtual 22/03/18 POR Notícias Ao Minuto

Um recente estudo da Kaspersky Lab mostra que sempre existe uma pessoa do casal que é menos chegada em segurança online do que a outra. Como é comum que casais compartilhem suas atividades online e dividam seus dispositivos, esse fato pode levar a uma exposição de dados, danos nos aparelhos, ou até mesmo perda de dinheiro.

PUB

O estudo mostra que 82% dos casais dividem algum dispositivo. Além disso, 77% dividem alguma conta online, seja para entretenimento, compras ou outros tipos de atividades online.

Por isso, a Kaspersky Lab adverte que, por mais o que você ame seu namorado ou namorada, pode ser que ele ou ela coloque em risco sua vida digital. Segundo a empresa, a segurança online deve ser uma responsabilidade pensada em conjunto.

Quando os participantes foram questionados, 57% dizem que são mais preocupados com a segurança em atividades online do que seu parceiro. Aqueles que se classificaram como os “mais entendidos” do mundo online, normalmente ajudam seu parceiro. Entretanto, essa ajuda pode ser indesejada.

A pesquisa mostra que um terço das pessoas (31%) que sabe que seu parceiro é melhor em TI, evita pedir ajuda quando se envolvem em alguma situação complicada. Esse tipo de situação é comum, já que as pessoas têm um comportamento de risco no universo online. Por exemplo, se conectam a um Wi-Fi, mesmo não sabendo se é seguro (58%), baixam arquivos de sites desconhecidos (41%) ou até mesmo deixam um dispositivo em algum lugar público sem alguém de confiança para tomar conta (32%), deixando vulnerável não apenas seus aparelhos, mas também seus dados.

Isso pode criar sérios problemas aos casais – 28% dos parceiros que se preocupam com a cibersegurança dizem que, desde que começaram a compartilhar suas contas online e dispositivos com seus parceiros, enfrentaram mais problemas cibernéticos. Problemas específicos foram encontrados na pesquisa, como danos em seus dispositivos (30%), serem infectados acidentalmente por um malware (24%), terem dados compartilhados sem consentimento, mesmo que acidentalmente (18%), e perda de dinheiro por engano ou por causa de algum malware (16%).

“Compartilhar a responsabilidade pela segurança da Internet pode não parecer muito romântico, mas é algo que deve estar no topo de prioridades dos casais que compartilham o acesso à vida online um do outro”, reforça Dmitry Aleshin, vice-presidente de Marketing de Produtos da Kaspersky Lab.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 37 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina