Governo muda repasses do Farmácia Popular e acirra embate com o setor

Ideia é alterar os valores pagos pelo governo federal como reembolso por cada medicamento entregue aos usuários pelas farmácias conveniadas

© Reprodução/Portal Brasil 

Brasil Saúde 23/03/18 POR Folhapress

O Ministério da Saúde irá fazer mudanças no Aqui Tem Farmácia Popular, programa que oferta medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto por meio de convênio com a rede privada.

PUB

A ideia é alterar os valores pagos pelo governo federal como reembolso por cada medicamento entregue aos usuários pelas farmácias conveniadas.

A medida, porém, deve aumentar os embates já travados atualmente pela pasta com o setor farmacêutico, o qual alega risco de que farmácias deixem a iniciativa -hoje, 31 mil estabelecimentos estão vinculados ao programa.

A previsão é que as novas regras sejam publicadas em portaria na segunda-feira (26).

Pela regra atual, farmácias recebem um reembolso do governo a cada produto dispensado, com base em uma tabela de valores de referência pré-definidos para cada um deles. 

Já o novo modelo prevê que esses repasses ocorram com base em um sistema que monitora os preços cobrados pelas indústrias na venda dos remédios às farmácias. O valor detectado no sistema deve ser acrescido de 40% de margem, além de impostos. 

Ao todo, 22 produtos terão os valores redefinidos. Segundo o ministério, a medida ocorre após estudos apontarem valores defasados ou até 200% acima do valor de mercado.

Com isso, a previsão é que os valores gastos com o programa sejam reduzidos em até R$ 800 milhões, informa. A pasta nega que haja alteração nos descontos ou valores cobrados do consumidor.

+ Polícia vai investigar quem divulgou vídeos com ofensas a Marielle

EMBATES

Anunciada pelo ministério nesta sexta, a possibilidade de alteração no Aqui Tem Farmácia Popular já era alvo de análise desde o ano passado, conforme mostrou a Folha em novembro.

A previsão de publicação da nova portaria, no entanto, gerou novas reações no setor.

"Uma mudança dessa profundidade, feita cinco dias antes da troca de ministro, não parece oportuna nem sensata. E trará, como consequência imediata, instabilidade e preocupação para milhões de brasileiros", informaram em nota representantes de seis entidades que congregam indústrias e redes de farmácias.

Para Nelson Mussolini, do Sindusfarma, sindicato que reúne as principais indústrias do país, as mudanças colocam em risco a sobrevivência do programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Ele lembra que, no ano passado, o governo fechou as unidades próprias que mantinha no programa Farmácia Popular, sob justificativa de que 80% dos custos eram de manutenção e logística, e apenas 20% para medicamentos. 

"Ele dizia que o custo era 80%. Como ele quer que as farmácias do mercado façam por metade do custo logístico que ele dizia que tinha nas farmácias dele? As informações não fecham com a realidade dos fatos", afirma Mussolini. "Hoje alguns produtos já trazem prejuízo as farmácias", completa.

Ainda segundo Mussolini, não houve discussões com o setor.

Já o Ministério da Saúde, em nota, afirma que a mudança ocorre após "recusa dos representantes do setor farmacêutico em ajustar distorções" no preço dos medicamentos.

"Além do valor para as drogarias credenciadas, o programa atrai cerca de 10 milhões de usuários para os estabelecimentos privados. Atualmente, cerca de 31 mil unidades estão ativas no programa. Estima-se que haja outras cerca 50 mil que desejam ingressar no Farmácia Popular, o que garante que, caso as unidades atuais não se adequem às novas regras, as demais podem ser autorizadas a ocupar a distribuição dos medicamentos", informa. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 11 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 8 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 10 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Casais famosos Há 3 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama DEBORAH-EVELYN Há 7 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo