Trump desiste de proibir pessoas transgênero no exército

Decisão volta a seguir a linha de pensamento do seu antecessor democrata, Barack Obama, que decidiu que o exército deveria começar a acolher recrutas transgênero

© Jonathan Ernst / Reuters

Mundo EUA 24/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O Presidente norte-americano, Donald Trump, desistiu de impor a proibição total no recrutamento de militares transgêneros, como inicialmente pretendia, deixando ao secretário da Defesa, Jim Mattis, a tarefa de avaliar caso a caso.

PUB

Em um memorando divulgado na sexta-feira (23) à noite, pela Casa Branca, Trump sublinha, contudo, que trangêneros que "possam precisar de tratamentos médicos sérios, como medicamentos ou cirurgia, são desqualificados para servir no exército, salvo em circunstâncias excepcionais".

"Revogo o meu memorando de 25 de agosto relativo aos indivíduos transgêneros no exército", indica o curto comunicado, referindo-se ao documento ordenando ao Pentágono que deixasse de recrutar pessoas transgênero.

"O secretário da Defesa e a secretária da Segurança Interna, no caso da guarda-costeira, podem exercer a sua autoridade para aplicar qualquer decisão sobre o serviço de indivíduos transgêneros nas forças armadas", acrescentou Donald Trump.

O chefe de Estado norte-americano tinha anunciado numa série de 'tweets', no fim de julho, que tencionava proibir as pessoas transgênero de servir no exército, num recuo em relação ao anúncio emblemático feito pelo seu antecessor democrata, Barack Obama, que decidiu que o exército deveria começar a acolher recrutas transgênero em 01 de julho de 2017.

Na sexta-feira à noite, o Pentágono divulgou o relatório enviado por Mattis ao Presidente, no qual o secretário da Defesa faz a distinção entre as pessoas transgênero que querem mudar de sexo ou já o fizeram e as que se identificam com um sexo diferente daquele com que nasceram sem, todavia, pretenderem fazer tratamentos médicos com vista a uma mudança de sexo.

As primeiras não serão autorizadas a entrar nas filas do exército, ao passo que as segundas poderão aí servir, tal como as restantes (homens e mulheres hétero e homossexuais). Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 22 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 23 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

justica Paraíba Há 22 mins

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama SAMARA-FELIPPO Há 20 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 19 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 22 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK Há 23 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 23 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 17 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?