Catalunha: presidente do parlamento anula votação

A região está sob tutela de Madrid há cinco meses

© Reuters

Mundo Roger Torrent 24/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, decidiu manter o plenário deste sábado (24), mas sem a votação para eleger o presidente do governo autônomo, segundo a agência EFE e a imprensa espanhola.

PUB

Roger Torrent tomou esta decisão depois de uma reunião com os líderes dos grupos parlamentares e na sequência de vários partidos terem considerado que a detenção do candidato à presidência do governo regional da Catalunha, Jordi Turull, impossibilita que hoje decorra o plenário e a eleição para a presidência do governo autônomo.

O Governo já tinha avisado que estava estudando "ações oportunas" para defender o cumprimento da lei caso o presidente do parlamento mantivesse a sessão parlamentar programada para este sábado, que incluía a sessão de investidura.

Fontes governamentais citadas pela EFE indicaram que o executivo entendia que o presidente do parlamento, Roger Torrent, devia atender às pretensões dos partidos para suspender o plenário e a sessão de investidura que estava prevista para hoje.

O PP, o Ciudadanos e o Partido dos Socialistas da Catalunha apelaram para que seja desconvocada a sessão de investidura prevista para hoje, depois de o candidato à presidência do governo regional, Jordi Turull, ter sido deito.

Roger Torrent tinha marcado para esta manhã a sessão de posse, depois de Jordi Turull ter falhado na quinta-feira (22) a eleição à primeira volta no parlamento regional.

Numa petição, o partido Ciudadanos pediu "a imediata e urgente desconvocação da sessão" do plenário para "salvaguardar a plena e total garantia dos direitos e faculdades" de todos os deputados, segundo refere a agência EFE.

Também o PSC (Partido dos Socialistas da Catalunha) solicitou que o plenário fosse desmarcado, dadas as "novas circunstâncias" que impossibilitaram que a sessão de posse pudesse ocorrer "com normalidade", devido à "forçada ausência" do candidato.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu na sexta-feira (23) aplicar prisão efetiva, sem fiança, a cinco políticos independentistas catalães, acusados de delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independente na Catalunha.

O juiz Pablo Llarena ordenou a detenção da ex-presidente do parlamento catalão Carme Forcadell, do candidato à presidência do Governo regional, Jordi Turull, e dos ex-conselheiros (ministros regionais) Raúl Romeva, Josep Rull e Dolors Bassa.

A Catalunha está sob tutela de Madrid há cinco meses, depois da declaração de independência falhada, votada pelo parlamento catalão em 27 de outubro. A sua autonomia continuará suspensa enquanto não houver um novo governo regional. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile 27/04/24

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões