Saiba como limpar porcelana, prata, vidro e muito mais

A maneira correta de cuidar dessas peças irá fazê-las durar por muitas e muitas gerações

© Reprodução 

Lifestyle Cuidados 07/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Peças de alta elegância e valor, vidros e porcelanas pedem um cuidado especial na hora de lavar louça. Aprenda como limpar corretamente esses materiais.

PUB

Prata

A maioria das peças precisa apenas de uma lavagem rápida à mão em água morna e sabão; tome cuidado para não submergir elementos decorativos, como madeira ou madrepérola. Se os itens parecerem mais amarelos ou enegrecidos do que gostaria, dê uma primeira limpeza profunda: coloque uma pequena loção de prata em um pano de algodão macio (um pedaço de uma camiseta velha serve) e limpe com cuidado.

Para combater manchas futuras, lave os itens após o jantar e guarde-os em pano de algodão ou sacos. Se estiver úmido onde você mora, considere agrupar o algodão em sacos plásticos ou embrulhar.

Vidro

Ótima notícia: a maioria dos itens pode ir direto para a lava-louças, diz James Murray, vice-presidente de design e criação da Simon Pearce, em Vermont. Apenas certifique-se de que sua máquina está em boa forma - pontas enferrujadas podem arranhar, por isso, se parecerem gastas, compre novas pontas de borracha. E pedaços de espaço para fora. Determinados produtos (como o GreenShield e o Jet-Dry) podem ajudar a evitar marcas de água turva. Lave as hastes e peças vintage com detalhes dourados - e tire as jóias antes de arregaçar as mangas, diz Lori Hedtler, dona da Devonia Antiques, em Boston e West Palm Beach, Flórida: “Diamantes e pulseiras podem quebrar o vidro”.

Cristal

Lave cada copo com água morna e uma colher de chá de vinagre branco para remover os depósitos de tanino e calcário, depois lave e seque com um pano macio, diz Céline Sanchez, diretora da marca francesa de cristais Saint-Louis.

Peltre (chumbo e estanho)

A chatice deste material é que ele mancha muito lentamente - tudo o que normalmente precisa é de uma leve camada de pó, mesmo que tenha sido armazenado por anos. Mas porque é macio e vulnerável a arranhões.

O fabricante de estanho italiano Match sugere removê-los com polimento de metal (como Cape Cod) ou lã de aço; depois lave à mão com água morna e sabão e seque imediatamente. Depois do jantar, lave as peças sólidas e qualquer um com componentes de cristal ou vidro à mão. Para evitar arranhões, armazene as peças empilhadas com separadores de placa ou papel no meio.

Porcelana

É sensível às mudanças de temperatura, portanto, se a sua porcelana gastar no período de entressafra no armazenamento, dê tempo para se ajustar, diz Hedtler. “Diga que seus pratos estão em um sótão sem aquecimento. Deixe-os sentar na garagem por um dia ou dois antes de levá-los para a cozinha. Caso contrário, a mudança de temperatura pode causar rachaduras [linhas na superfície] ou uma rachadura. ”Lave à mão a porcelana vintage, tomando cuidado com as bordas. Essa também é a regra para pratos e tigelas pintadas à mão ou com acabamento dourado", explicou.

Dito isso, algumas porcelanas são laváveis na lava-louças ou no ciclo da porcelana, diz Daniel da Silva, presidente da fabricante portuguesa de porcelana Vista Alegre. "Verifique se há marcações nas partes inferiores. Por segurança, coloque um protetor de lenço ou feltro ou uma toalha de papel entre os pratos e não empilhe mais de 12", diz Hedtler.

Latão

Alguns tipos modernos são lacados e não mancham. Latão não lacrado, no entanto, é semelhante à prata na medida em que desenvolve uma patina quando exposta ao ar. Se você quiser um alto brilho, esfregue o polimento de bronze (como as marcas Weiman ou Wright) sobre a superfície usando um pano de polimento ou uma luva, e aplique-o suavemente, aconselha Tina Frey, fundadora da Tina Frey Designs, fabricante de resina de São Francisco. Depois do jantar, lave os talheres de latão com água morna e sabão usando um pano macio e guarde-as em uma parte da sua casa com controle de temperatura, longe da umidade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 20 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 13 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 20 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 22 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 13 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 21 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 22 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 19 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 20 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada