Moedas virtuais revolucionam o setor financeiro; entenda

A criptomoeda é dinheiro, assim como o real ou o dólar, a diferença é que não há banco central ou governo ligados a isso

© Shutterstock

Economia BitCoin 26/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O termo Bitcoin, moeda virtual e Criptomoeda já estão sendo empregados não só na internet, mas também na vida real do setor financeiro. E mais do que nunca. Será esse o futuro do dinheiro?

PUB

Atualmente existem diversas moedas virtuais, mais de mil, segundo reportagem do Fantástico, e a Bitcoin é apenas uma delas. Ela é dinheiro, assim como o real ou o dólar. A grande diferença é que não há banco central ou governo ligados a isso. Em outras palavras, só é possível comprar, vender e transferir por meio da internet.

Para comprar bens ou serviços, o cliente transfere as criptomoedas para o estabelecimento usando o celular. Sites que vendem Bitcoins funcionam como casas de câmbio, onde é possível trocar as moedas virtuais por reais, ou vice e versa. Tendo posse das Bitcoins, é possível enviar e receber esse dinheiro pela internet e para qualquer lugar do mundo. Não haverão intermediários, como bancos, por exemplo.

No Brasil, é legal usar moedas virtuais e deve ser declarado à Receita Federal. É preciso, no entanto, ter cautela, uma vez que os valores são instáveis e variam muito.

A tecnologia que faz o mercado de moedas virtuais funcionar é chamado de Blockchain, ou cadeia de blocos, em português. É uma grande teia de computadores espalhados pelo mundo, que registram todas as transações, como se fosse um livro-caixa. Por esta razão, é praticamente impossível fraudar tais informações, já que elas são armazenadas em muitos lugares diferentes.

Moedas virtuais ainda geram desconfiança. Mas cada vez mais pessoas acreditam nas criptomoedas, pois perderam a confiança no sistema financeiro tradicional. Vale ressaltar que, como em qualquer negócio que envolve dinheiro, pessoas usam dessa tecnologia para aplicar golpes e cometer crimes.

Dicas de como começar a investir:

1) Se for comprar moedas virtuais, verifique se o site é confiável;

2) Só aceite pagamentos com criptomoedas se você entender como funciona o sistema;

3) Cuidado para não perder dinheiro, uma vez que os valores flutuam bastante.

No Banco Central do Brasil, "a compra e a guarda das moedas virtuais estão sujeitas a riscos imponderáveis, incluindo, nesse caso, a possibilidade de perda de todo o capital investido". Além disso, a nota informa que "o Banco Central do Brasil não regula nem supervisiona operações com moedas virtuais".

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 19 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 18 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 10 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 18 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 20 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 10 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 19 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 19 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 16 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada