Festival de Cannes bane Netflix e selfies no tapete vermelho

Diretor do evento, Thierry Fremaux reafirmou que filmes exibidos no evento precisam ser distribuídos em cinemas

© Getty Images

Cultura França 26/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O diretor do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, revelou uma série de mudanças para a edição de 2018 do evento em entrevista à revista Variety. A 71º edição do festival ocorre entre 8 e 19 de maio.

PUB

Entre as decisão, Cannes decidiu manter de fora da competição filmes produzidos pela Netflix. No ano passado, a produção foi criticada por ignorar 'Okja'e 'The Meyerowitz Stories', produzidos pela plataforma de streaming.

“Qualquer filme que for selecionado para a competição precisa ser exibido nos cinemas. No ano passado, pensei que pudesse convencer a Netflix a fazer isso, mas eles se recusaram. Esse é o modelo econômico deles e nós respeitamos. Mas nós somos todos do cinema e desejamos ter filmes na competição que sejam lançados nos cinemas. Esse é o modelo dos amantes do cinema e a Netflix também deve respeitá-lo”, afirmou Thierry.

+ Iraque assiste a seu primeiro filme nacional em 25 anos

“Mas Cannes aspira a acolher todas as fontes da criatividade contemporânea, e hoje a Amazon e a Netflix - e talvez amanhã a Apple - representam algo importante”.

Fremaux também citou veto a selfies no tapete vermelho. “Como não somos policiais, nós vamos confiar em nossos convidados e em sua compreensão da situação: selfie no tapete vemelho, de forma contínua e turística, são ridículas. Isso atrapalha a qualidade e o ritmo da travessia. Alguns estão protestando e comentando negativamente, mas selfies não existiam há dez anos, isso obviamente não é a coisa mais importante do mundo. Nós vamos para Cannes para ver filmes, não para torar selfies. Meu trabalho e do meu time é preservar o prestígio do mais importante festival do mundo”.

Por fim, o diretor afirmou que o evento está “igualando a proporção de mulheres no festival e no comitê de seleção, o que é muito importante", mas que não se sente na posição de organizar manifestações como as do movimento #metoo de forma oficial.

“Não é papel do festival organizar eventos do #metoo, pois não temos habilidade nem legitimação para isso. Nós preferimos reunir todas as iniciativas que serão lançadas aqui e ali em Cannes. Estamos tendo várias discussões e trocando ideias para preparar o festival”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 15 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 20 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 17 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

fama Bruce Willis 05/05/24

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 15 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'