40 anos: a história surreal do roubo do cadáver de Charles Chaplin

O corpo do artista foi sequestrado a 1 de março de 1978.

40 anos: a história surreal do roubo do cadáver de Charles Chaplin

O episódio real, com detalhes macabros chegou a inspirar filmes. A seguir, conheça a saga do roubo do cadáver do gênio e saiba o paradeiro do mesmo na atualidade. 

© Getty Images

Uma história real e absurda

No dia 1 de março de 1978, o mundo foi surpreendido com o bizarro roubo do cadáver de um dos maiores gênios do cinema.

© Getty Images

Morte da lenda

Charles Chaplin morreu durante o sono, em 1977, no dia 25 de dezembro, aos 88 anos. A morte foi a consequência de um derrame cerebral. O seu corpo foi enterrado em Corsier-sur-Vevey, na Suíça.

© Getty Images

O roubo

Segundo o El País, dois homens passaram duas horas cavando a terra em busca do caixão de Chaplin, debaixo de uma forte chuva.

© Shutterstock

Aviso à polícia

Os ladrões fugiram e deixaram um monte de terra ao lado da cova. Estes pretendiam que a polícia descobrisse o feito o mais breve possível e, na manhã seguinte, a notícia já tivesse vindo à tona.

© Shutterstock

Mistério

A polícia suíça e a Interpol ficaram cerca de dez semanas sem encontrar pistas sobre o paradeiro do corpo e dos autores do crime.

© Shutterstock

Trotes

Ligações anônimas, que davam infomações falsas sobre o paradeiro do caixão, também acabaram por atrapalhar a investigação.

© Shutterstock

Sinistro

Alguns desses telefonemas foram ainda mais longe. Os filhos de Charles Chaplin chegaram a ser ameaçados e o clima de terror pairava sobre a família, conforme refere o El País.

© Getty Images

Angústia

Um dos oito filhos de Chaplin (da união com Oona) recorda bem do episódio. Eugene disse que a atmosfera na casa era de muita tensão, especialmente porque uns meses antes o político italiano Aldo Moro havia sido sequestrado e assassinado.

© Getty Images

Rumores

Por conta da falta de notícias sobre o roubo do corpo de Chaplin, o mundo começou a especular sobre o que realmente teria acontecido. Várias teorias, até mesmo da conspiração, foram criadas.

© Getty Images

Teorias

Uma das teorias dizia que o assalto teria sido obra de antissemitas. Rumores davam conta de que Chaplin, que estava enterrado em um cemitério anglicano, era judeu.

© Getty Images

Nazistas?

Outra hipótese era de que os autores do crime eram nazistas que reprovaram a paródia a Adolf Hitler feita por Chaplin, no filme 'O Grande Ditador' (1940).

© Getty Images

Fanatismo?

Era forte também a corrente de que os ladrões eram, na verdade, fãs de Chaplin, que tinham exumado o cadáver para sepultá-lo na Inglaterra, seu país de origem.

© Getty Images

Despreparados

Curiosamente, a história sinistra começa a ganhar contornos pitorescos. Os ladrões que roubaram o caixão de Chaplin eram amadores e desesperados. Primeiro, exigiram um resgate e depois começaram a negociar o valor.

© Shutterstock

Inseguros

Quando telefonavam para a mansão da família Chaplin, os sequestradores pareciam nervosos e simulavam a cada ligação uma voz diferente. Depois disso, começaram a pedir valores distintos em troca do caixão.

© Shutterstock

Os preços de um resgate...

Primeiro, os sequestradores exigiram 600 mil francos suíços. A viúva de Charles Chaplin, Oona (com o artista teve oito filhos), foi implacável e recusou o pedido. Foi quando os bandidos mudaram de moeda e pediram 600 mil dólares americanos, descreveu o El País.

© Shutterstock

Viúva irredutível

Oona Chaplin continuou irredutível. O valor do resgate acabou por baixar para os 500 mil dólares. A viúva declinou novamente. De 600 mil francos iniciais, o valor do resgate acabou ficando nos 100 mil dólares.

© Getty Images

Ingênuos

Mas o que os aprendizes de bandidos não esperavam era que o acordo feito para a entrega do dinheiro em troca do cadáver era uma armadilha da polícia.

© Shutterstock

O acordo

No trato, o mordomo da família entregaria aos criminosos a maleta com os 100 mil dólares.

© Shutterstock

O plano

De acordo com o Independent, um policial suíço se disfarçou de mordomo da família, que era quem respondia aos telefonemas, e conduziu o Rolls Royce a caminho do ponto de encontro.

© Shutterstock

Um engano

No entanto, um carteiro local estranhou ao ver um homem desconhecido dirigindo o automóvel da família Chaplin e foi segui-lo. A polícia prendeu o carteiro por engano e o resgate não foi feito.

© Getty Images

A renegociação

Os ladrões avisaram que voltariam a ligar para a residência dos Chaplin para renegociar o resgate, no dia 17 de maio às 9h30.

© Shutterstock

Força-tarefa

A polícia comandou então uma operação de vigilância bem-sucedida nas mais de 200 cabines telefônicas de Lausanne. O objetivo foi cumprido e os criminosos foram detidos, conforme refere o Independent.

© Getty Images

Quem eram os bandidos?

Roman Wardos era um polonês de 24 anos e seu comparsa chamava-se Gantscho Ganev, um búlgaro de 38, revela um artigo da BBC.

© Getty Images

Pobres

Os homens eram mecânicos que estavam desesperados devido às suas precárias condições financeiras. Confessaram que queriam cometer um crime para conseguir dinheiro rápido, mas não queriam recorrer à violência.

© Shutterstock

Um caso parecido

A ideia de roubar o cadáver de Chaplin surgiu quando viram uma notícia num jornal, sobre alguém que fez o mesmo e que tinha pedido um resgate para devolvê-lo.

© Shutterstock

Penas

Wardos, que concebeu o plano, foi condenado a quatro anos e meio de trabalhos forçados e Ganev, foi condenado a 18 meses.

© Shutterstock

Arrependidos

Os bandidos enviaram uma carta de desculpas a Oona Chaplin, que os perdoou.

© Getty Images

E o cadáver?

Os homens lembravam ter enterrado o caixão em um campo de milho. Mas, durante esse período de falta de notícias e negociação do resgate, a chuva fez com que a plantação crescesse.

© Shutterstock

Buscas

Um agricultor foi surpreendido pela 'ilustre' invasão em seu terreno.

© Getty Images

Corpo resgatado

A terra foi revirada, o corpo de Chaplin retirado e levado para o túmulo original.

© Getty Images

Tributo...

Como ficou o lugar? O dono do terreno, que ficou furioso a princípio com as buscas, homenageou o artista com uma placa. Segundo o El País a capa referia que ali tinha descansado Charles Chaplin, durante um breve período de tempo.

© Getty Images

O roubo virou filme

'O Preço da Fama' (2014) é a produção mais recente a retratar a curiosa história. A comédia francesa foi dirigida por Xavier Beauvois e mostra a saga de imigrantes marginalizados, que desenterraram o caixão de Charlie Chaplin pelo dinheiro do resgate.

© Getty Images

Longa foi exibido em Cannes

A família Chaplin apoiou a realização do filme, dando acesso aos arquivos e ainda permitiu que usassem trechos e trilhas sonoras de filmes do ator e diretor. Eugene Chaplin, o segundo da esquerda para direita, esteve na première, no Festival de Cannes.

© Getty Images

Cultura curioso 30/03/18 POR Notícias Ao Minuto


Há 40 anos Charles Chaplin foi o protagonista de uma história macabra e bizarra. Curiosamente, o gênio do cinema teve um papel involuntário nesta história, uma vez que estava morto.

PUB

No dia 1 de março de 1978 o seu cadáver foi roubado por criminosos, que pretendiam conseguir uma fortuna com o valor do resgate que iriam pedir.

Mas como termina essa história verídica que até foi parar no cinema? Veja a seguir!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens