Países podem fazer boicote diplomático a Mundial na Rússia

O envenenamento do ex-espião russo provocou uma grave crise diplomática entre a Rússia, o Reino Unido e os países ocidentais

© Reuters

Mundo Rússia 27/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O governo islandês anunciou nesta terça-feira (27) a suspensão dos seus contatos ao mais alto nível com a Rússia, o que inclui um boicote à Copa do Mundo de 2018, que se realiza em território russo, de 14 de junho a 15 de julho.

PUB

Além disso, Julie Bishop, responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros do executivo australiano, sugeriu que, além de expulsar dois diplomatas russos de seu país, mais formas de retaliação à Rússia poderão ocorrer, entre elas a possibilidade de haver boicote diplomático ao Mundial de 2018, noticiou a Reuters.

Em causa está o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da sua filha em Salisbury, no Reino Unido. A Rússia é acusada de ser responsável pelo ataque.

"Entre as medidas tomadas pela Islândia está o adiamento temporal do diálogo bilateral ao mais alto nível com as autoridades russas. Em consequência, os líderes islandeses não assistirão ao Mundial de futebol", assinalou, em comunicado, o ministério dos negócios estrangeiros da Islândia.

Vale lembrar que o Reino Unido já informou que nenhum dirigente britânico, em representação do país, irá assistir ao vivo a jogos da Copa.

O caso Skripal provocou uma grave crise diplomática entre a Rússia, o Reino Unido e os países ocidentais. Em 14 de março, Londres anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos do território britânico e o congelamento das relações bilaterais. Moscou respondeu expulsando 23 diplomatas britânicos e suspendendo a atividade do British Council na Rússia.

Na segunda-feira, os Estados Unidos, o Canadá, e mais 14 países da União Europeia também expulsaram diplomatas russos de seus territórios, em solidariedade ao  Reino Unido.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina