Empresas que começaram do zero e que agora são impérios

Estas marcas contam histórias de superação e de grande sucesso frente as adversidades.

Empresas que começaram do zero e que agora são impérios

Nesta galeria, você vai conhecer a história de algumas das maiores empresas do mundo e vai saber como chegaram à posição de poder que têm atualmente. Conheça!

© Getty Images/ iStock

Nike

A famosa empresa de calçado e roupa esportiva abriu as portas em 1964, depois de uma viagem de Philip Knight, o fundador, até ao Japão. Lá entrou em contato com um sapateiro de calçado esportivo chamado Onitsuka Tiger. Philip tinha sido atleta de corrida na Universidade do Oregon e por isso concordou em importar alguns dos tênis de Onitsuka para os Estados Unidos em pequenas quantidades.

© Getty Images/ iStock

Nike

Inicialmente a empresa se chamava Blue Ribbon Sports, e começou com apenas uma encomenda de 200 tênis trazidos do Japão por Philip. Ele os guardava no porão da casa do seu pai e os levava no porta-malas do carro até a pistas de atletismo para os vender.

© Getty Images/ iStock

Nike

Philip fechou uma parceria com o seu antigo treinador de atletismo, Bill Bowerman, em 1964 e nesse ano venderam cerca de 1300 pares de tênis. O que lhes rendeu cerca de 8 mil dólares. No ano seguinte, chegaram aos 20 mil dólares em vendas e em 1966 já tinham dinheiro suficiente para abrir o seu próprio espaço de venda ao público e contratar empregados.

© Getty Images/ iStock

Nike

Em 1971, a parceria entre Philip Knight e a empresa Onitsuka Tiger Co. chegou ao fim. Philip e Bill lançaram a sua própria linha de calçados esportivos e a Blue Ribbon Sports mudou o nome para Nike - nome dado em homenagem à deusa grega da vitória. Atualmente, a marca vale perto de 13 bilhões de dólares e é um dos maiores nomes da indústria.

© Getty Images/ iStock

Amazon

A Amazon nasceu primeiro na cabeça de Jeff Bezos, que em 1994 viu que a Internet seria a porta para o futuro das empresas e para o mundo dos negócios. Ele decidiu deixar o emprego que tinha na Wall Street e se mudar para Seattle, onde ficaria estrategicamente posicionado perto de uma grande distribuidora de livros.

© Getty Images/ iStock

Amazon

A ideia inicial, que começou a partir da garagem da casa de Jeff, era criar uma empresa de venda online de livros. A ideia funcionou.

© Getty Images/ iStock

Amazon

Ano após ano a Amazon foi ganhando cada vez mais usuários e é hoje a maior livraria online do mundo. Apesar de não vender apenas livros atualmente, esse foi sempre o foco inicial de Jeff Bezos.

© Getty Images/ iStock

Amazon

De acordo com o site da Bloomberg, Jeff Bezos é atualmente o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em 125 bilhões de dólares.

© Getty Images/ iStock

Toyota

Em 1924 Sakichi Toyoda inventou uma máquina de produção têxtil, a Toyoda Model G Automatic Loom e com isso fundou a Toyoda Automatic Loom Works. Esta empresa estava apenas focada em têxteis e costura.

© Getty Images/ iStock

Toyota

Anos mais tarde, o governo do Japão incentivou Sakichi a desenvolver automóveis. Foi então que Toyoda decidiu enviar o seu filho, Kiichiro, para a Europa e para os Estados Unidos para aprender e investigar sobre a produção automotiva.

© Getty Images/ iStock

Toyota

Quando voltou, Kiichiro abriu um departamento de desenvolvimento automóvel dentro da Toyoda Automatic Loom Works, em 1934. Um ano mais tarde, a empresa já estava vendendo o seu primeiro veículo de passageiros.

© Getty Images/ iStock

Toyota

Em 1937 a Toyota Motor Company foi fundada e passou a ser uma entidade separada da Toyoda Automatic Loom Works. Atualmente, o grupo Toyota é um dos mais importantes fabricantes de automóveis do mundo e ainda mantém a produção de têxteis e de máquinas de costura. Atualmente a empresa vale cerca de 26 bilhões de dólares.

© Getty Images/ iStock

Netflix

Apesar de parecer um sucesso recente, a Netflix foi criada em 1997. Ela foi fundada por Reed Hastings e Marc Randolph depois de Hastings ter sido obrigado a pagar uma multa de 40 dólares por se ter atrasado na devolução de um filme alugado.

© Getty Images/ iStock

Netflix

Isto fez com que ambos desenvolvessem a ideia de uma empresa de aluguel de filmes pela Internet, em que as pessoas recebiam os DVDs pelo correio. Inicialmente, a ideia foi bastante criticada, mas a realidade é que até 2007 a NetFlix (com F maiúsculo inicialmente) conseguiu se manter operacional.

© Getty Images/ iStock

Netflix

Em 2007 surgiu o serviço de streaming, mas não como o conhecemos atualmente. Inicialmente cada assinante pagava 16,99 dólares por mês e tinha direito a apenas 17 horas de conteúdo.

© Getty Images/ iStock

Netflix

Por causa da concorrência, a Netflix aboliu em 2008 a restrição das 17 horas para facilitar a todos os seus assinantes o acesso ao conteúdo. Isto fez da empresa o mais bem sucedido serviço de streaming da atualidade, com uma boa relação de preço, qualidade e oferta.  A Netflix está atualmente avaliada em mais de 61 bilhões de dólares.

© Getty Images/ iStock

Apple

O primeiro computador produzido pela Apple foi desenvolvido numa pequena garagem em Cupertino, na Califórnia. A máquina foi criada em 1976 por Steve Wozniak que se juntou a Steve Jobs e a Ronald Wayne para construírem a 'Apple Computer Co'.

© Getty Images/ iStock

Apple

A garagem em Cupertino pertencia aos pais adotivos de Steve Jobs e foi lá que eles produziram os primeiros 50 computadores da marca. Computadores que venderam por 500 dólares cada unidade, a uma loja de informática local.

© Getty Images/ iStock

Apple

A empresa foi bem sucedida no mercado da produção de computadores pessoais durante vários anos, mas em 1985 Steve Jobs foi afastado da empresa que ele próprio criou. No entanto, em 1996 a NeXT, empresa criada também por Jobs, foi comprada pela Apple. Passado um ano dessa aquisição, Jobs voltou a assumir o comando da Apple permanentemente até sua morte em 2011.

© Getty Images/ iStock

Apple

Passadas duas décadas, a Apple é agora uma das maiores empresas do mundo da tecnologia. Produzem não só computadores mas vários tipos de produtos eletrônicos. Entre eles, o maior sucesso da empresa, o iPhone. A empresa tem uma fortuna estimada em 752 bilhões de dólares.

© Getty Images/ iStock

LEGO

Foi uma das maiores crises já vividas pela Europa que deu início à criação da LEGO. Ole Kirk era o dono de uma loja de artigos de madeira na cidade de Billund, focada especialmente na criação e venda de móveis. Em 1929, durante a Grande Depressão, o carpinteiro teve de mudar a sua estratégia de negócio pois ninguém tinha dinheiro para adquirir móveis.

© Getty Images/ iStock

LEGO

Ele começou então a criar miniaturas de automóveis e a produzir brinquedos. Com o nome LEGO, que é uma abreviação da frase 'leg godt', que em dinamarquês significa 'brincar bem'.

© Getty Images/ iStock

LEGO

Ao início, a empresa apenas produzia brinquedos de madeira. Apesar do negócio não ser muito rentável, estava dando mais lucro do que vender móveis. Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, o plástico chegou à Dinamarca e Kirk foi um dos primeiros a adquirir uma máquina de moldagem deste novo material.

© Getty Images/ iStock

LEGO

Foi então que patenteou as famosas peças de encaixar e o seu império começou a crescer. Atualmente, a LEGO não só continua produzindo as peças, como detém parques temáticos, filmes e inúmeros brinquedos. A empresa vale nos dias de hoje cerca de 37 bilhões de dólares.

© Getty Images/ iStock

Avon

O fundador da AVON, nunca teve a ideia de criar uma empresa de produtos de beleza. Ele era apenas vendedor de livros e viajava de porta em porta para os vender. Contudo, McConnell começou a constatar que a sua clientela feminina estava mais interessada nos frascos de perfume que oferecia como brinde do que nos livros.

© Getty Images/ iStock

Avon

Foi pensando nisto que David H. McConnell decidiu fundar em 1886 a California Perfume Company, que na altura vendia somente perfumes.

© Getty Images/ iStock

Avon

A primeira revendedora da marca se chamava Peris Foster Eames Albee, e foi contratada por McConnel para o ajudar com o modelo de vendas que ainda hoje existe. Quando vendia livros ele reparou que existiam muitas donas de casa que ficavam sozinhas e aborrecidas em casa enquanto os seus maridos iam trabalhar. Viu nisto uma oportunidade de recrutar essas mulheres como revendedoras.

© Getty Images/ iStock

Avon

Os anos passaram e a empresa foi evoluindo nos produtos que produzia e oferecia. Apesar de atualmente estar numa situação de recuperação financeira, ela é a quinta maior empresa de produtos de beleza do mundo e em 2016 conseguiu perto de 5,7 bilhões de dólares em vendas.

© Getty Images/ iStock

KFC

A história de sucesso do KFC e do fundador Coronel Sanders é a mais inspiradora desta lista. Harland Sanders teve vários empregos e negócios antes de fundar o KFC aos 65 anos de idade. Em 1920 ele fundou uma empresa de barcos de travessia, que mais tarde tentou vender para abrir uma empresa de fabricação de lâmpadas. Isto tudo, para descobrir que já existia outra empresa com uma versão melhorada da sua lâmpada.

© Getty Images/ iStock

KFC

Mas o fracasso de Sanders não se ficou por aí. Quando tinha 44 anos ele conseguiu comprar um motel, que perdeu em um incêndio. Depois disso, o famoso Coronel voltou a reconstruir o motel, mas devido à Segunda Guerra Mundial, se viu obrigado a fechá-lo.

© Getty Images/ iStock

KFC

Depois da guerra, ele tentou franchisar o seu frango e vender a sua receita. Receita essa que foi rejeitada mais de mil vezes até ter sido comprada. Contudo, e depois de ter conseguido o seu restaurante, abriu no mesmo local uma autoestrada interestadual que lhe roubou muita clientela. Devido a isso, Sanders decidiu vender o restaurante e seguir o seu sonho de tornar o KFC numa franquia mundial.

© Getty Images/ iStock

KFC

Depois de anos de fracassos, Sanders conseguiu finalmente expandir a KFC e depois vender a empresa por 2 milhões de dólares (15,3 milhões atualmente). Até aos dias de hoje, o Coronel se mantém como uma parte fulcral da empresa, sendo que o seu rosto é o logotipo da marca que continua a abrir novos restaurantes em todo o mundo.

© Getty Images/ iStock

Economia Empresários 28/03/18 POR Notícias Ao Minuto


Apostar numa ideia e construir um negócio é um passo arriscado. Nem todas as ideias são brilhantes e muito menos resultam em bons negócios.

PUB

Mas muitas vezes o segredo é a persistência e até mesmo uma ideia que possa parecer sem sentido e criticada por muitos. Não acredita? Confira estas histórias de sucesso!

Leia Também: CNI: privatização da Eletrobras não pode ficar para o próximo governo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile 27/04/24

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões