Vulcão Etna 'desliza' ao mar e cria risco de tsunamis

Segundo pesquisadores, vulcão está movendo de leste a Sudeste, até a cidade de Giarre, a uma velocidade média de 14 milímetros por ano

© REUTERS/Antonio Parrinello

Mundo alerta 28/03/18 POR Notícias Ao Minuto

O monte Etna, localizado na ilha italiana de Sicília, está deslizando lentamente ao mar Mediterrâneo, comunicou um grupo de cientistas, advertindo que as mudanças no vulcão ativo podem provocar desmoronamentos catastróficos e tsunamis devastadores.

PUB

O estudo, publicado na revista Bulletin of Volcanology, confirmou que o vulcão está movendo de leste a Sudeste, até a cidade de Giarre, a uma velocidade média de 14 milímetros por ano.

+ Vestígios de civilização desconhecida são encontrados na Amazônia

"É a primeira vez que isto é observado em um vulcão ativo", afirmou ao canal RT o principal autor do estudo, John Murray, da Universidade Aberta Britânica, acrescentando que antes, este fenômeno foi observado somente em vulcões extintos.

 Os pesquisadores conseguiram determinar esse movimento depois de monitorarem o vulcão ao longo de 12 anos com a ajuda de mais de 100 estações de GPS localizadas ao redor do monte Etna.

'Efeitos seriam devastadores' 

Embora o deslizamento lento do vulcão signifique que ele não represente uma ameaça imediata, Murray acredita que seja importante “continuar o monitorando, já que caso algo aconteça, os efeitos seriam devastadores".

"Quando se observam os registros geológicos de vulcões extintos, particularmente na América do Sul, há muitos que são baseados em encostas, de forma semelhante”, explicou Murray. "A maioria deles, mais adiante em sua história, provocou colapsos catastróficos de um lado da encosta, para baixo, então sabemos que isso pode ser muito preocupante no futuro distante."

Embora não haja sinais de que isso possa acontecer com Etna em um futuro próximo, o movimento contínuo poderia criar um acúmulo de magma capaz de provocar mudanças na paisagem, já que o monte está localizado no topo de uma camada de rochas sedimentares.

"Etna é um dos vulcões mais ativos do mundo, provavelmente o mais ativo no momento. Tivemos literalmente centenas de erupções nos últimos cinco anos", disse Murray, acrescentando que, além disso, o monte Etna não se encaixa no modelo padrão de um vulcão e ainda continua surpreendendo os cientistas. Com informações da Sputnik News Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 2 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-CANTORA Há 20 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

mundo EUA Há 4 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo Oklahoma Há 20 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

fama GRACYANNE-BARBOSA Há 23 Horas

Gracyanne rebate crítica após término com Belo

lifestyle Bolor Há 22 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 5 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate