Futebol: relembre os maiores escândalos nas Copas do Mundo

Será que você se lembra das polêmicas que envolveram as várias edições da Copa ao longo dos anos?

Futebol: relembre os maiores escândalos nas Copas do Mundo

Quando pensamos em Copa do Mundo, logo lembramos daquele título memorável, daquele gol que parecia uma pintura ou então daquele jogador que fez toda a diferença em campo. Mas será que você lembra dos maiores escândalos que já aconteceram na competição? Quem não se lembra do gol de mão do Maradona ou então da farsa do ferimento do goleiro chileno Rojas? Essas são algumas das muitas polêmicas envolvendo o futebol no mundial. Confira a galeria e relembre os escândalos nas Copas!

© Getty Images

1954 - 'Milagre de Berna'

Em 1954, a seleção da Hungria era a favorita para conquistar o título, mas acabou perdendo para a Alemanha em um jogo que ficou conhecido como o 'Milagre de Berna'. Porém, em 2010 o historiador Erik Eggers achou uma explicação para o 'milagre'. Segundo um artigo da Reuters, Edgers revelou que os alemães podem ter recebido uma ajuda extra de um programa secreto de doping.

© Getty Images

1962 - Brasil

Na semifinal o Brasil teve um problema com a expulsão de Garrincha. Segundo a ESPN, Tancredo Neves, na altura o Primeiro-Ministro do Brasil, intercedeu junto da FIFA e o jogador acabou participando no jogo da final e ajudou o Brasil a conquistar a copa. 

© Getty Images

1966 - Inglaterra

Na Copa do Mundo de 1966, a Inglaterra levou a taça com uma jogada polêmica que resultou num gol que nunca existiu.

© Getty Images

1978 - Argentina e Perú

Em 1978, a Argentina goleava o Perú de forma suspeita. A seleção argentina precisava ganhar por quatro gols de diferença. Porém, no resultado de 6 a 0 permearam dúvidas, como cita o artigo do Daily Mail.

© Getty Images

1982 - 'Vergonha de Gijón'

No jogo entre Alemanha e Áustria, Horst Hrubesch marcou o único gol da partida. Este resultado fez com que a Argélia fosse eliminada no saldo de gols. Esse episódio ficou conhecido como 'Vergonha de Gijón'.

© Getty Images

1986 - 'A mão de Deus'

O craque argentino Diego Armando Maradona supostamente fez um gol de cabeça, mas que, na verdade, foi marcado com a mão. Este caso ficou conhecido como 'a mão de Deus', como o próprio jogador declarou após o jogo.

© Getty Images

1989 - Rojas

Em uma das partidas classificatórias para a Copa do Mundo de 1990, no jogo entre o Brasil e o Chile, no Maracanã, o goleiro chileno Rojas simulou ter sido ferido por um sinalizador. O seu objetivo foi o de atrapalhar o jogo.

© Getty Images

1994 - Maradona

Outro escândalo protagonizado por Maradona foi na Copa de 1994. O jogador foi flagrado no exame antidoping, atestando positivo para cinco substâncias proibidas.

© Getty Images

1994 - Andrés Escobar

Na Copa do Mundo de 1994, o colombiano Andrés Escobar fez um gol contra e os Estados Unidos ganharam o jogo. Quando o craque retornou ao seu país, ele foi assassinado com seis tiros. Dizem que o jogador foi morto por ter feito o gol contra.

© Getty Images

Zetti

O goleiro brasileiro Zetti teve positivo no exame antidoping para o uso de cocaína quando estava com a seleção, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.

© Getty Images

1998 - Ronaldo Fenômeno

Em 1998, o Brasil jogava a final com a França e a polêmica ficou por conta da
convulsão do craque Ronaldo horas antes da partida e também da derrota da seleção brasileira. Esse episódio abriu espaço para várias teorias conspiratórias.

© Getty Images

2002 - Coreia do Sul

Muitos dizem que a arbitragem favoreceu a Coreia do Sul. A seleção da Itália ficou com muitas queixas da arbitragem depois de ser eliminada pela seleção 'novata' em Copas do Mundo.

© Getty Images

2006 - Zinedine Zidane

Quem não se lembra da cabeçada de Zidane no italiano Marco Materazzi, durante a final da competição? Na ocasião o jogador francês encerrou a carreira.

© Getty Images

2010 - Alemanha e Inglaterra: a revanche

A Inglaterra ganhou a Copa do Mundo de 1966 com um gol que não existiu. Mas, 44 anos depois no jogo contra a Alemanha, em 2010, a seleção inglesa fez um gol que não foi validado e com isso a Alemanha venceu o jogo por 2 a 1.

© Getty Images

2010 - Nicolas Anelka

Na Copa do Mundo de 2010, o jogador francês Nicolas Anelka insultou seu técnico durante a partida entre França e México e foi expulso da seleção.

© Getty Images

2010 - Coreia do Norte

Quatro atletas da Coreia do Norte sumiram no jogo mais importante para a seleção. Chegaram a pensar que os jogadores tinham abandonado a competição. No fim, a FIFA declarou que os craques desaparecidos estavam em um hotel.

© Getty Images

2014 - Luiz Suárez

Há quatro anos, o uruguaio Luis Suárez atacava novamente e mordia o jogador italiano Giorgio Chiellini. Esta foi a terceira vez que craque cometia esse tipo de agressão na sua carreira.

© Getty Images

John Terry e Wayne Bridge

A relação entre os craques John Terry e Wayne Bridge ficou estranha depois que o primeiro teve uma relação extraconjugal com Vanessa Perroncel, ex-mulher e mãe do filho de Bridge. O técnico Fabio Capello decidiu então retirar a faixa de capitão de Terry.  Wayne Bridge se recusou a ir para a Copa de 2010 por conta dessa situação.

© Getty Images

2010 - Copa do Mundo

Um grupo de hackers russos, intitulados Fancy Bears, divulgou documentos que revelavam que 25 jogadores que disputaram a Copa de 2010, na África do Sul, estavam sob o efeito de doping, segundo o Independent.

© Getty Images

2010 - Copa do Mundo

A seleção com mais jogadores na lista divulgada de atletas jogando sob efeito de doping foi a Argentina, com cinco atletlas. Entre eles estavam Carlos Tévez, Samuel, Heinze, Verón e Diego Milito.

© Getty Images

2010 - Copa do Mundo

Em seguida, estava a seleção alemã, com quatro jogadores na lista. Entre eles estavam Butt, Träsch, Aogo e Mario Gomez.

© Getty Images

2010 - Copa do Mundo

Segundo o grupo Fancy Bears, as substâncias mais utilizadas pelos jogadores foram salbutamol, que geralmente é usada no combate à asma, e betametasona, um corticosteroide de variadas aplicações. No entanto, essas duas substâncias têm a capacidade de melhorar o desempenho físico do atleta.

© Getty Images

2010 - Copa do Mundo

O objetivo da divulgação dessas informações teria sido o de acabar com o mito de que o futebol é um esporte sem doping, como os Fancy Bears disseram em seu site.

© Getty Images

Copa do Mundo de 2010 - o livro

Passados seis anos desde a Copa da África do Sul, o livro 'The Big Fix: How South Africa Stole the 2010 World Cup' foi lançado com a finalidade de expor como esse mundial foi organizado pelo país, abordando temas como a propina com a qual foi decidida a eleição da sede, a construção dos estádios e a manipulação de amistosos.

© Getty Images

2014 - Rússia 2014

Segundo o Daily Mail, 23 jogadores da seleção russa teriam feito uso de substâncias ilegais durante a Copa do Mundo de 2014.

© Getty Images

2014 - Rússia

Entre os jogadores, estavam nomes como Igor Akinfeev, Denis Glushakov, Aleksandr Samedov e Maksim Kanunnikov.

© Getty Images

2014 - Rússia

Segundo o Daily Mail, esses são apenas quatro nomes em mais de mil casos revelados pelo relatório McLaren feito pelo canadense Richard McLaren e  apresentado à Agência Mundial Antidoping (Wada).

© Getty Images

1982 - Príncipe do Kuwait

Em 1982, o Príncipe do Kuwait invadiu o  campo e convenceu o bandeirinha a anular gol francês contra sua equipe.

© Getty Images

Esporte Polémica 22/04/18 POR Notícias Ao Minuto


Será que você lembra dos maiores escândalos que já aconteceram em Copas do Mundo? Quem não se lembra do gol de mão do Maradona ou então da farsa do goleiro chileno Rojas?

PUB

Essas são algumas das muitas polêmicas envolvendo a maior competição de futebol do planeta. Confira a galeria e relembre os escândalos nas Copas do Mundo!

Leia Também: Itália: Ayrton Senna será lembrado 24 anos após acidente

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 9 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens