Capacidade instalada da indústria recua para 78% em fevereiro

Dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria nesta segunda-feira

© Comunicação Volkswagen do Brasil

Economia produção 02/04/18 POR Estadao Conteudo

A indústria brasileira gerou empregos e registrou aumento real em seu faturamento no mês de fevereiro, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 2, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar disso, a utilização da capacidade instalada recuou de 78,1% em janeiro para 78,0% no mês seguinte, de acordo com os dados já ajustados. Para a CNI, a recuperação do setor segue "em ritmo lento".

PUB

"Os dados do mercado de trabalho industrial mostram que o emprego segue em trajetória de recuperação, ainda que a melhora em fevereiro tenha sido modesta", diz a entidade em nota.

Segundo a CNI, o faturamento real subiu 0,5% em fevereiro ante janeiro, já descontados os efeitos sazonais. O crescimento reverte os dados negativos observados nos dois meses anteriores. Na comparação com fevereiro de 2017, a alta foi de 6,5%.

Já o emprego industrial exibiu expansão de 0,1% na passagem de janeiro para fevereiro, também na série dessazonalizada. Mas dados de meses anteriores foram revisados para melhor, incluindo janeiro (-0,5% para 0,1%) e dezembro de 2017 (0,5% para 0,6%). Com isso, o emprego registra sequência de cinco meses sem resultados negativos, acumulando alta de 1,3% no período.

Na comparação com fevereiro de 2017, o emprego industrial ampliou 0,5%. "Essa melhora, ainda que lenta, do emprego industrial é muito importante. É sinal de que a confiança do empresário está se traduzindo em aumento da produção e das contratações, apontando para a retomada dos investimentos", afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo.

As horas trabalhadas, por sua vez, caíram 0,5% em fevereiro ante janeiro, descontados os efeitos sazonais. O resultado interrompe uma sequência de três meses de aumento. Já na comparação com fevereiro de 2017, as horas trabalhadas subiram 1,0%.

Segundo a pesquisa da CNI, a massa salarial real aumentou 1,2% em fevereiro ante janeiro, a segunda alta consecutiva. Em relação ao observado em fevereiro de 2017, o aumento foi de 3,4%.

Bimestre

O desempenho da indústria foi positivo em todos os quesitos no primeiro bimestre do ano em relação a igual período de 2017. O faturamento real avançou 7,3%, enquanto as horas trabalhadas aumentaram 1,3%. O emprego industrial subiu 0,4% nesse mesmo intervalo, e a massa salarial real ampliou 1,9%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 14 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 23 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 19 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 22 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 15 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'