ANP espera investimento de R$ 850 bilhões em produção até 2027

A ANP tem o prazo até 13 de abril para publicar a regulamentação de "waivers" - solicitação de perdão pelo não cumprimento de índices de conteúdo local

© Reuters

Economia Gás 03/04/18 POR Estadao Conteudo

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, relatou que espera um investimento de R$ 850 bilhões em produção até 2027, mediante continuidade dos leilões.

PUB

Ele lembrou ainda que o potencial de produção de petróleo do País pode superar 5 milhões de barris diários em 2027.

O executivo comentou ainda que espera uma maior conexão entre o mercado financeiro e a indústria do petróleo, com a criação de empresas que dependam de financiamento.

Conteúdo local

A ANP tem o prazo até 13 de abril para publicar a regulamentação de "waivers" - solicitação de perdão pelo não cumprimento de índices de conteúdo local, lembrou o diretor-geral da agência, no fórum anual de investimentos do Bradesco BBI.

Segundo Oddone, a resolução vai gerar a possibilidade de aditivo a contratos passados. "Tivemos uma ampla discussão a partir de uma consulta pública no ano passado, que envolveu agentes do setor. A indicação é de flexibilização do conteúdo local", disse.

Ele citou os porcentuais de 40% para engenharia, 40% para construção e montagem e 40% em máquinas e equipamentos. "Acreditamos que com isso a questão estará pacificada", disse Oddone.

O diretor do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) Antonio Guimarães disse esperar que projetos sejam agora destravados. "O conteúdo local está sendo revisto. Ainda não foi fechada a revisão, mas as indicações são de que vamos conseguir destravar projetos do passado para nível factível", opinou.

+ Petrobras anuncia quedas de 1,2% na gasolina e de 1,36% no diesel

Repetro

Oddone disse também nesta terça ter a percepção de que a discussão sobre o Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação (Repetro) na Alerj "vai acabar passando".

Guimarães, por sua vez, relatou que há uma discussão entre os legisladores sobre o que é o Repetro, bem como existe uma resistência política. Mas a expectativa do IBP é de continuidade do regime.

"Considerando a posição que o IBP tem, o apoio que temos do Rio de Janeiro, poderia dizer que há uma indicação bastante clara de que a probabilidade de que venha a continuar existindo no Rio de Janeiro, como já existe hoje, é grande", disse Guimarães.

Oddone abordou ainda outro assunto, relativo a tributos. Segundo ele, a regressividade da carga tributária é um empecilho que deve ser endereçado futuramente.

O diretor-geral da ANP relatou que um consórcio empreendedor do setor direciona de 60% a 70% da receita bruta para pagar investimentos e custos operacionais. O que sobraria de receita líquida para o consórcio fica em torno de 10%, em seus cálculos. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 19 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 18 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 18 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 16 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 19 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Fake News Há 18 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Saúde Há 11 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Chile Há 10 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 10 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

esporte Morte Há 19 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará