Gilmar é alvo de críticas e ironias de procuradores durante votação

'Vai eu faltar em audiência judicial por causa de compromisso particular', comparou a procuradora Hayssa Medeiros, da Paraíba

© REUTERS/Ueslei Marcelino

Política Sessão 04/04/18 POR Folhapress

Enquanto o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votava na tarde desta quarta (4) a favor de habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o procurador da República Luiz Lessa questionava: "O avião da TAP já decolou?"

PUB

A referência, feita nas redes sociais, é ao voo do ministro a Portugal, onde ele estava até esta terça (3) e retornou, depois de votar, para participar de evento jurídico. 

Foi uma das inúmeras ironias e críticas de procuradores do Ministério Público Federal no Twitter a Gilmar durante o seu voto no julgamento.

Os procuradores têm defendido que seja mantido o posicionamento da corte a favor da execução de prisões após a tramitação de processos em segunda instância. 

"Vai eu faltar em audiência judicial por causa de compromisso particular. PAD [processo disciplinar] na certa!", comparou a procuradora Hayssa Medeiros, da Paraíba.

+ Villas Bôas negou plano para comprometer ordem constitucional

As críticas começaram logo quando o ministro pediu para antecipar o voto por causa da viagem. Ele seria o oitavo a falar, mas pediu para se manifestar depois do relator Edson Fachin e antes da ministra Rosa Weber, que deve ser o voto definidor no tribunal sobre o caso.

"Gilmar Mendes já tá dando carteirada na ministra Rosa", disse o procurador de Goiás Wesley Miranda Alves.

Ao votar, ele se justificou de ter modificado o voto porque considera "uma total injustiça" e criticou a imprensa por expôr a mudança de posição.

"Gilmar passou tanto tempo se defendendo que pareceu que iria conceder o HC [habeas corpus] em seu favor", disse Fernando Rocha, procurador da República no Rio Grande do Norte.

Ronaldo Queiroz, procurador regional da República da 1ª região, alfinetou: "Gilmar Mendes disse que está mudando de posição por conta da superlotação de pobres nos presídios. Faz isso em consideração aos pobres. Provavelmente em 2016 essa situação não existia, quando o ministro proferiu voto noutro sentido."

A votação do Supremo decide sobre o habeas corpus de Lula mas pode ter influência sobre outras prisões ordenadas após julgamento de segunda instância.

Os procuradores também fizeram outras referências em publicações, como à afirmação em rede social do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, de que repudia impunidade.

Helio Telho, do Ministério Público Federal em Goiás postou uma foto com a imagem de militares em uma mesa olhando para a câmera e sorrindo. Como legenda, escreveu: "Assistindo à TV Justiça." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)