Saiba como os presidenciáveis reagiram à ordem de prisão contra Lula

Geraldo Alckmin lamentou a prisão, mas celebrou o "fim da impunidade"

© REUTERS/Rodolfo Buhrer

Ciro Gomes - PDT-CE

"Estou acompanhando com muita tristeza tudo que está acontecendo com o ex-presidente e meu amigo Luiz Inácio Lula da Silva. Por mim, e por muitos brasileiros, especialmente os mais pobres, por quem ele tanto fez. Espero que os próximos recursos possam prontamente quanto possível estabelecer sua liberdade. Parte importante do país na qual me incluo, não consegue ver justiça, muito menos equilíbrio em um providência tão amarga, enquanto remanescem intocados notórios corruptos do PSDB."

© Adriano Machado

Manuela D'Ávila

"Seguimos juntos, Lula! O Brasil vale a luta!", escreveu nas redes sociais.

© Facebook / Manuela D'Ávila

Geraldo Alckmin - PSDB-SP

"É lamentável ver a decretação da prisão de um ex-presidente, mas tenho a convicção de que isso simboliza uma importante mudança que vem ocorrendo no Brasil: o fim da impunidade. A lei vale para todos."

© Adriano Machado / Reuters

"Moro acaba de decretar a prisão de Lula. Não assistiremos passivamente. Haverá resistência democrática!". O candidato do PSOL ainda convoca militantes para São Bernardo do Campo: "Todos para São Bernardo do Campo! É neste momento a trincheira de resistência democrática."

© Ueslei Marcelino / Reuters

Rodrigo Maia - DEM-RJ

 Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (5) que aqueles que têm "responsabilidade pública, em qualquer nação, não podem celebrar a ordem de prisão de um ex-presidente da República". 

Em nota, Maia afirmou, porém, que o mandado de prisão "decorreu de um processo submetido à mais alta Corte do Poder Judiciário, em que foi respeitado o amplo direito de defesa". 

"O Brasil é uma democracia madura onde as instituições funcionam plenamente", diz o texto, que pede que as manifestações "em relação ao mandado de prisão precisa respeitar a ordem institucional". 

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Jair Bolsonaro - PSC-RJ

O deputado federal, candidato ao Planalto, postou apenas um "Boa noite", acompanhado de um sinal de joia e uma bandeira do Brasil.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Álvaro Dias - Podemos-PR

“A impunidade perdeu; o Estado de direito prevaleceu. As leis estão governando os homens nesse momento e estamos caminhando para a inauguração de uma nova Justiça no Brasil. É assim que se constrói uma grande nação”, disse Dias em vídeo publicado no Twitter após a decisão.

© Agência Senado

Rui Costa Pimenta - PCO

"É preciso mobilizar os trabalhadores, lutar, resistir, não deixar prender. Ocupar São Bernardo do Campo e não permitir que os golpistas prendam Lula."

© Divulgação

Marina Silva - Rede-AC

"A prisão de um ex-presidente é um acontecimento triste em qualquer país. No entanto, numa democracia, as decisões da Justiça devem ser respeitadas por todos e aplicadas igualmente para todos".

© Nacho Doce/Reuters

Política Declaração 06/04/18 POR Notícias Ao Minuto


Os pré-candidatos à Presidência da República se manifestaram a respeito do decreto da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo após o despacho proferido pelo juiz Sérgio Moro.

PUB

Geraldo Alckmin e Rodrigo Maia lamentaram a prisão, mas ao mesmo tempo usaram meios de justificá-la. Manuela D'Ávila e Guilherme Boulos, por sua vez, convocaram militantes para se manifestarem contra a decisão da Justiça.

LEIA TUDO SOBRE A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE LULA

Na sentença de Moro, o juiz faz pedidos específicos à Polícia Federal, por se tratar de um ex-presidente. Entre eles, o citado abaixo:

"Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física."

Confira o que cada um dos pré-candidatos falou na galeria acima.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 23 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 6 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 6 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 4 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

politica Bolsonaro Há 6 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo EUA Há 8 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

fama Príncipe William Há 23 Horas

Príncipe William contactava programa de rádio favorito com nome falso

fama Betinho Há 7 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas