Com prisão de Lula, mercado vê chance maior de agenda reformista

A reação do mercado pôde ser percebida logo no início dos negócios, quando a Bolsa chegou a subir mais de 2% e o dólar caiu 1,3%

© iStock

Economia MERCADO FINANCEIRO 06/04/18 POR Folhapress

As chances cada vez mais remotas de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer na eleição presidencial deste ano, após o STF (Supremo Tribunal Federal) negar o pedido de habeas corpus da defesa do petista na quarta-feira (4), injetaram otimismo no mercado financeiro nesta quinta-feira (5).

PUB

O juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, mandou, no fim do dia, quando a Bolsa já havia fechado o pregão, o ex-presidente se apresentar em Curitiba para o início do cumprimento da pena.

A reação do mercado pôde ser percebida logo no início dos negócios, quando a Bolsa chegou a subir mais de 2% e o dólar caiu 1,3%. Ao longo do pregão, o ritmo de alta ficou moderado.

O Ibovespa, índice das ações mais negociadas, teve alta de 1,01% e foi a 85.209 pontos. O dólar fechou estável, a R$ 3,34.

+ Bolsa sobe 1% após STF negar habeas corpus de Lula

A leitura é que, sem Lula na disputa e com possibilidades reduzidas de ele conseguir transferir sua popularidade a um candidato de esquerda, aumenta a chance de vitória de um nome alinhado à agenda reformista.

"Abre espaço para um candidato de centro ou reformista aparecer mais. O Lula, calado, com uma prisão nas costas, não pode subir muito em palanque. Muito provavelmente não vai transferir sua popularidade. Ele não elege mais poste", afirmou Alvaro Bandeira, economista-chefe da Modalmais.

Para o cientista político Carlos Melo, professor do Insper, o cenário ainda é incerto. "Tudo vai depender do enquadramento da foto da prisão. Vai ter uma disputa de narrativa da prisão, se foi preso um corrupto ou mártir."

Ele avalia ainda que a decisão do STF não mudou o panorama eleitoral, porque o PT não havia definido seu candidato.

"A esquerda perdeu seu nome natural, sua referência. Agora, vai ter de testar alguns nomes para saber quem vai ter alguma viabilidade eleitoral. A dúvida é se a esquerda vai com três ou quatro candidatos, como o centro, ou se vai haver aglutinação natural em torno de algum nome", afirmou.

Marcelo Faria, gestor de renda variável da Porto Seguro Investimentos, disse que a influência da eleição sobre o mercado deve ganhar força a partir do fim de maio. "Dá um certo tempo para o mercado operar em cima das notícias econômicas."

Para Rafael Guedes, diretor no Brasil da agência de classificação de risco Fitch, a ordem de prisão de Lula causa mais barulho para a corrida presidencial. "Isso vai colocá-lo ainda mais em evidência."

EXTERIOR

Além da decisão do STF, os mercados reagiram à trégua nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China. As principais Bolsas europeias subiram mais de 2%, e os indicadores americanos também fecharam no azul.

A melhora ocorreu após um assessor econômico do americano Donald Trump afirmar que o governo estava em negociações com o gigante asiático e não pretendia se envolver em uma guerra comercial entre as duas economias gigantes. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 19 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 17 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 10 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 17 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 19 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 18 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 10 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 19 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 16 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada