Além de Lula: relembre 7 presidentes condenados e presos pelo mundo

Ex-mandatários de países como Argentina, Peru e Coreia do Sul também viveram drama atualmente em evidência com o caso envolvendo o petista

Alberto Fujimori - Peru

Acusado de corrupção, assassinatos e violação de direitos humanos, Fujimori foi detido em 2005 após condenação a mais de 40 anos de prisão. No final do ano passado, aos 79 anos e com problemas de saúde, ele foi beneficiado com indulto humanitário do presidente Pedro Pablo Kuczynski, que recebeu uma série de críticas e teve de enfrentar manifestações por todo o país.

© Mariana Bazo/Reuters

Carlos Menem - Argentina

Presidente do país entre 1989 e 1999, Menem ficou em prisão domiciliar após investigações que apontaram sua relação em um caso de contrabando de armas para Croácia e Equador. Liberado em 2001, tornou-se senador e foi novamente condenado, em 2013, desta vez a sete anos de prisão, pelo escândalo das armas e a outros quatro anos e seis meses por peculato. Menem tem foro privilegiado e aguarda em liberdade ao julgamento da Suprema Corte da Argentina. 

© Reuters

Park Geun-hye - Coreia do Sul

Filha do ex-ditador Park Chung-hee, que comandou a Coreia do Sul entre 1961 e 1979, quando foi assassinado, Park Geun-hye foi a primeira mulher democraticamente eleita do país. Teve índices altíssimos de aprovação no início de seu governo e chegou a ser considerada pela Forbes a mulher mais influente do Oriente. A partir de 2013, uma série de acusações de corrupção e abuso de poder culminou com seu impeachment, e ela permanece presa desde março do ano passado aguardando julgamento.

© POOL New / Reuters

Otto Pérez Molina - Guatemala

Envolvido em um escândalo de fraudes e contrabando batizado de "La Línea", Molina renunciou ao cargo de presidente da Guatemala em agosto de 2015 e foi preso preventivamente no mês seguinte.

© Reuters

Ricardo Martinelli - Panamá

Relacionado a uma série de casos de corrupção, inclusive por contratos superfaturados com a Odebrecht, Ricardo Martinelli foi preso em Miami, nos Estados Unidos, e deve ser extraditado ao Paraná em breve. Uma das acusações contra ele refere-se à interceptação da comunicação de 150 pessoas, entre empresários, jornalistas, dirigentes da sociedade civil e opositores a seu governo.

© Reuters

Ollanta Humala - Peru

Envolvido nos escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, Humala e sua esposa, Nadine Heredia, foram acusados de lavagem de dinheiro e caixa 2 na campanha eleitoral de 2006.

© Reuters

Alfonso Portillo - Guatemala

Presidente da Guatemala entre 2000 e 2004, Portillo foi inocentado de uma série de acusações em seu país. Nos Estados Unidos, entretanto, foi condenado pela lavagem de mais de 70 milhões de dólares. Ficou um ano e meio preso em Denver, mas foi liberado em seguida e retornou à Guatemala em 2015.

© Reuters

Mundo lista 06/04/18 POR Notícias Ao Minuto


Após ter rejeitado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de habeas corpus preventivo, o ex-presidente Lula teve autorizado pelo juiz Sergio Moro o início da pena de 12 anos e 1 mês de prisão imposta pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). O petista tem até às 17h desta sexta-feira (6) para se entregar à Polícia Federal em Curitiba. Ao longo dos anos, outros presidentes ou ex-presidentes também já foram condenados ou presos. Relembre alguns na galeria acima

PUB

Leia também: Mandado de prisão de Lula repercute na imprensa internacional.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 9 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 7 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 7 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 9 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 8 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 7 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte São Paulo FC Há 9 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

lifestyle Saúde Há 8 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 8 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina

mundo Redes Sociais Há 22 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'