CVM investe na fomação de consciência financeira

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que tem à frente o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, promoverá a primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira em diferentes regiões do Brasil, no período de 5 e 9 de maio próximo, conforme programa divulgado hoje (20) à imprensa.

© Reuters

Economia População 20/03/14 POR Agência Brasil

De acordo com o presidente da CVM, "a educação financeira é um pilar fundamental para o desenvolvimento do país". Razão pela qual o Conef vai oferecer atividades educacionais gratuitas, visando a fomentar o aprendizado e a consciência financeira na população.

PUB

A Semana Nacional de Educação Financeira objetiva também divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, de modo a “contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores”.

A agenda da Semana Nacional de Educação Financeira será atualizada até o dia 2 de maio. Ela engloba até o momento cerca de 60 eventos. De acordo com o Conef, outras iniciativas que não façam parte da programação oficial, mas que tenham a mesma finalidade, poderão participar do evento. Leonardo Pereira acredita que o evento contribuirá para aumentar a eficiência e a solidez do sistema financeiro nacional.

O Conef mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil), que promoverá em São Paulo, no dia 8 de maio, em parceria com  o Ministério da Educação, o seminário Escola e Educação Financeira: Tudo a Ver?”. A ideia é dar aos profissionais da área de educação pública e privada a oportunidade de debater a importância da educação financeira como tema a ser utilizado no sistema educacional convencional. Projeção da Enef revela que o programa de educação financeira nas escolas atingirá tem potencial para atingir em torno de 3 mil instituições de ensino até 2015.

A programação da Semana Nacional de Educação Financeira inclui, também, palestras em várias cidades brasileiras, e visitas a museus de valores, promovidas pelo Banco Central, e o lançamento, pela CVM , de novo livro do Comitê Consultivo de Educação, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri).

A Previc também promoverá, em parceria com o Ministério da Previdência Social, o 9º  Seminário de Educação Previdenciária, que pretende divulgar as experiências  e as melhores práticas para a tomada de decisões conscientes de participantes dos projetos de educação financeira e previdenciária, executados por entidades fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Caberá à Anbima organizar uma série de palestras para profissionais da área de investimento, abordando temas de planejamento financeiro para clientes, finanças comportamentais, e comunicação para  investidores e carreira. A BM&FBovespa também organizará palestras e lançamento de vídeos, enquanto a Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) promoverá o seminário de Educação Financeira e Proteção do Consumidor de Seguros.

Até a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) participará com programa online de perguntas e respostas sobre educação financeira, com direito, inclusive, à premiação de um notebook para o participante com melhor desempenho em cada região do país.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave